Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida

Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cadeira, JanelaBoutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaBoutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, CadeiraBoutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Escada, CorrimãoBoutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Mais Imagens+ 25

Porto, Portugal
  • Arquitetos: Pedra Líquida
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  497
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alberto Plácido
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Campos Santos e Santiago, Carpilux, Duravit, GRUPNOR, LUSOTUFO
  • Arquiteto Responsável: Guiomar Rosa
  • Equipe De Projeto: Alexandra Coutinho, Nuno Grande, Guiomar Rosa, Rita Basto, Jorge Gomes
  • Hidráulicas, Gás, Seg Incêndios: Luísa Miguel
  • Clientes: Jardins do Porto
  • Estruturas: Beyond 3D
  • Térmica, Acústica, Mecânicas, Ited: Lusoclima
  • Paisagismo: Platanus
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira
© Alberto Plácido

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de reabilitação redescobre uma casa tradicional do Porto do século XIX, tipologia em que usualmente se oculta a riqueza arquitetónica, ornamental e paisagística do seu interior, quando observada do espaço público. A partir de agora, um novo Boutique Hotel, denominado “Jardins do Porto”, revela essa riqueza, trazendo-a para a contemporaneidade e tornando-a mais pública. No processo de reabilitação foram recuperados elementos notáveis do edifício existente como a sua claraboia central, as balaustradas da escadaria em madeira, os tetos e paredes em estuque. No mesmo sentido, foram acrescentados novos materiais em “diálogo” sensível com os preexistentes – estruturas de balcões, armários e elevador em ferro, cobertura do restaurante e portas interiores em alumínio escuro, e azulejos contemporâneos em várias instalações sanitárias. Todas as cores e motivos florais escolhidos procuram integrar esta casa oitocentista no seu meio urbano e natural, abrindo-a à cidade.

Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cadeira, Janela
© Alberto Plácido
Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Imagem 24 de 30
Planta - Baixa
Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Alberto Plácido

Este projeto de reabilitação aproveita todos os pisos e espaços exteriores de uma monumental casa do século XIX, homenageando a flora dos Jardins do Porto, no seu desenho ornamental. Os elementos arquitetónicos originais são mantidos nas fachadas frontal e de tardoz, e o jardim traseiro é complementado por um novo espaço lounge. No rés-do-chão, encontramos a receção do Hotel “Jardins do Porto”, e o gastrobar “O Jardineiro”, espaço multifuncional aberto à cidade. A área do restaurante preenche o pátio existente, que assim se transforma num “jardim de inverno”, em continuidade com o interior. Os pisos nobres do hotel contêm seis divisões amplas, e o piso superior, três divisões de escala mais intimista.

Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Alberto Plácido
Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Imagem 29 de 30
Corte - Longitudinal
Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Alberto Plácido

À medida que subimos a notável escadaria central em madeira, rodeada de pinturas decorativas sobre estuque, o ambiente transforma-se gradualmente. As cores das paredes dos quartos mudam e clareiam, entre o castanho cacau nos quartos inferiores e o cinza granito nos quartos superiores. O design destes espaços é personalizado, sobretudo nas instalações sanitárias onde encontramos materiais e mobiliário contemporâneo. Portas divisórias, cuidadosamente desenhadas em alumínio escuro, separam as zonas de banho dos sanitários, sendo os lavatórios integrados em peças de ferro e madeira adaptadas a cada local. As paredes das instalações sanitárias são parcialmente revestidas a azulejo verde, reforçando a desejada conjugação entre tradição e modernidade.

Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Alberto Plácido
Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Alberto Plácido

No piso superior, os quartos mais pequenos partilham uma zona comum, também ela preenchida com mobiliário novo, desenhado para o efeito. Por se tratar de um piso recuado, todas estas divisões têm terraços exteriores complementados por vegetação. A claraboia do edifício – elemento tradicional das casas portuenses do século XIX – foi totalmente reabilitada, assim como as balaustradas de madeira que definem a escadaria central do edifício. Este acesso é complementado por um elevador, com entradas em ferro lacado, inserido discretamente numa das portas interiores do edifício existente. Por fim, todos os restantes elementos decorativos – tapeçarias, esculturas e fotografias de parede – remetem para a temática floral do hotel, convidando os visitantes a passearem pelo edifício, mas sobretudo pela cidade, e a descobrirem a riqueza arquitetónica, ornamental e paisagística do Porto.

Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Escada, Corrimão
© Alberto Plácido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua do Almada 613, 4000 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Boutique Hotel Jardins do Porto / Pedra Líquida" 24 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996985/boutique-hotel-jardins-do-porto-pedra-liquida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.