Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism

Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaComplexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaComplexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaComplexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraComplexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rene de Wit, Pim Top
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ecostone, Kawneer, Mosa, Wienerberger
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rene de Wit

Descrição enviada pela equipe de projeto. Domūs Houthaven é um conjunto residencial com 235 apartamentos compactos e inteligentes oferecendo uma variedade de instalações compartilhadas em uma base de espaços comerciais. O complexo foi projetado como uma família de blocos interconectados em torno de um pátio comum elevado. A interconexão e as generosas instalações coletivas estimulam a interação entre os moradores. No Domus, você mora sozinho, ou em casal, sem se sentir só.

Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rene de Wit

O conjunto forma a pedra angular do quarteirão na extremidade noroeste da antiga área portuária de Amsterdã, Houthaven, que está em processo de desenvolvimento, transformando-se em um novo bairro residencial.

Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rene de Wit
Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rene de Wit

Domūs Houthaven é a primeira realização do Domūs Living, um conceito urbano inovador que oferece edifícios residenciais sustentáveis de alta densidade os quais usam espaço, energia e materiais de forma eficiente. O conceito visa o crescente grupo de famílias de uma e duas pessoas que colocam contatos e experiências sociais acima da propriedade. Estão abertos a diferentes formas de compartilhamento, não só porque é sustentável, mas também porque é divertido e valioso. Por exemplo, evita a solidão.

Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Imagem 28 de 31
Axonométrica
Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Imagem 29 de 31
Diagrama

O desenho volumétrico do projeto segue o princípio da unidade na diversidade. Os blocos individuais - com seu próprio tamanho, ritmo de fachada e cor - apresentam tipologias de apartamentos e acessos distintos. Essa diferenciação permite a identificação com a própria casa dentro do complexo de grande escala e reduz o projeto a uma dimensão compatível com a granulação característica do novo bairro urbano.

Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Rene de Wit
Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rene de Wit

Para fortalecer a coesão entre os diferentes blocos, todos eles compartilham o mesmo DNA arquitetônico. A escolha por volumes racionais feitos de tijolos, com generosas aberturas de fachada e detalhamento robusto remete ao caráter industrial da área portuária.

Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores
© Pim Top
Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Pim Top
Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Imagem 31 de 31
Diagrama

Todos os residentes têm acesso a uma sala de estar e um espaço de trabalho multifuncional ao lado do jardim comum e a uma espaçosa cozinha com terraço no quinto andar. O espaço de trabalho e a sala de estar formam o coração social do conjunto residencial. O ambiente é aberto e flexível em caráter e ao mesmo tempo singelo. Quatro grandes móveis independentes criam espaços diferentes e permitem múltiplas atividades para pequenos e grandes grupos simultaneamente, sem afetar a continuidade espacial.

Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Pim Top
Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Pim Top

As pessoas trabalham, comem, brincam e se divertem. O espaço na cobertura, acessível pela ponte aérea, abriga uma cozinha e um quarto de hóspedes. A cozinha está equipada com uma ilha profissional e possui capacidade para grandes grupos dentro e fora do terraço. Além disso, sob o jardim comum, encontra-se um generoso bicicletário para quase 500 bicicletas e um estacionamento de dois níveis com 70 vagas, incluindo 5 para carros compartilhados.

Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Pim Top

Os apartamentos compactos, que variam entre 43 e 60m2, surpreendem pela amplitude devido ao núcleo smart living que incorpora, além da cozinha, banheiro, despensa, instalações e um nicho para a cama. As funções são modulares e configuradas espacialmente de formas distintas nas várias tipologias de apartamentos, tendo cada módulo a sua própria cor. Isso confere ao mobiliário um efeito escultural que destaca e valoriza o caráter específico de cada tipo de apartamento. A peça de mobiliário policromada contrasta com o teto em concreto aparente.

Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Porta, Janela
© Pim Top
Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Pim Top

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amsterdã, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Residencial Domus Houthaven / Shift Architecture Urbanism" [ Domus Houthaven Residential Complex / Shift Architecture Urbanism] 20 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996603/complexo-residencial-domus-houthaven-shift-architecture-urbanism> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.