Chamada para submissões para o Holcim Awards: concurso de projeto para mostrar como construir melhor

O ambiente construído molda as nossas vidas. É também amplamente responsável pelas alterações feitas pela humanidade nos ecossistemas de nosso planeta. Portanto, para permitir que toda a vida na Terra continue sendo sustentada, devemos transformar urgentemente a maneira como construímos - no ritmo e na escala. Como uma organização sem fins lucrativos profundamente empenhada em possibilitar esta mudança, a Fundação Holcim reformulou seu principal concurso –Holcim Awards– para trazer à luz e premiar estudos de casos reais que exemplificam as práticas mais inovadoras na construção sustentável.

Como assegurar um "futuro habitável" é algo cada vez mais urgente, os desafios de acelerar a mudança do sistema em larga escala precisam ser identificados e as melhores soluções práticas democratizadas. Os atores de toda a cadeia de valor da construção global têm o poder e a responsabilidade de empreender uma transformação sustentável e garantir um ambiente construído futuro, no qual tanto as pessoas quanto o planeta possam prosperar. A indústria deve fazer progressos em escala global em questões como a crise habitacional global, mitigação e adaptação climática, bem como a restauração e regeneração de ecossistemas.

Chamada para submissões para o Holcim Awards: concurso de projeto para mostrar como construir melhor - Imagem 3 de 8
Courtesy of Holcim Foundation
Chamada para submissões para o Holcim Awards: concurso de projeto para mostrar como construir melhor - Imagem 5 de 8
Courtesy of Holcim Foundation

Em suas quase duas décadas de história, os Holcim Awards receberam mais de 30.000 inscrições e desenvolveram uma reputação internacional por identificar abordagens de vanguarda, com mais de 250 projetos premiados reconhecidos em 70 países. Novamente, a Fundação Holcim está convocando arquitetos, urbanistas e engenheiros para apresentar projetos de design e construção sustentáveis que liderem o caminho na transformação do setor de construção. A edição de 2023 está aberta para submissões até 30 de março de 2023. As inscrições para os cinco concursos regionais devem ser apoiadas por clientes e contratadas para a execução, sendo que o projeto não deve ter iniciado a construção antes de 1º de janeiro de 2022 e deve ter pelo menos alcançado a fase de projeto detalhado.

Os júris serão presididos por Tatiana Bilbao, Fundadora, Tatiana Bilbao ESTUDIO (para a região da América Latina), Craig Dykers, Sócio Fundador, Snøhetta (América do Norte), Lesley Lokko, Fundadora, African Futures Institute (Oriente Médio e África), Manit Rastogi, Sócio Fundador, Morphogenesis (Ásia Pacífico), e Belinda Tato, Sócia Fundadora, Ecosistema Urbano (Europa).

"Estamos convidando todos os futuros criadores a fazer parte do Holcim Awards e entrar no concurso até 30 de março de 2023", diz Laura Viscovich, Diretora Executiva da Fundação Holcim. "Estamos mais empenhados do que nunca em assegurar que o pensamento de vanguarda e as melhores soluções práticas sejam colocadas nas mãos de todos - e isso começa por encontrar os melhores projetos em design e construção sustentáveis através dos Holcim Awards".

Chamada para submissões para o Holcim Awards: concurso de projeto para mostrar como construir melhor - Imagem 7 de 8
Courtesy of Holcim Foundation

Entre os vencedores anteriores, há Prêmios Pritzker como Diébédo Francis Kéré (2022), Alejandro Aravena (2016) e Wang Shu (2012), bem como projetos reconhecidos pelo Aga Khan Award for Architecture (AKAA), como o de BIG-Bjarke Ingels Group (2014/16) e Riwaq – Centre for Architectural Conservation (2011/13).

Como a Fundação Holcim define um curso para identificar, discutir e democratizar o mais recente pensamento de ponta e práticas recomendadas em construção sustentável de todo o mundo, esta edição foi adaptada dos ciclos anteriores do concurso. Ela será realizada por um ciclo de dois anos - e não de três - e requer respostas mais detalhadas em uma série de pontos de dados de sustentabilidade como parte da submissão.

"Estamos evoluindo todos os nossos programas para garantir que manteremos com o impacto em escala e velocidade necessários, mas também colaboraremos mais amplamente com um ecossistema cada vez maior de indivíduos e organizações com ideias semelhantes para impulsionar a mudança do mundo real," explica Laura Viscovich.

O concurso oferece um prêmio total em dinheiro de 1 milhão de dólares em cinco regiões: Ásia Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio, África e América do Norte. USD 200.000 por região serão divididos entre os vencedores dos Prêmios Holcim Ouro, Prata, Bronze, e de Reconhecimento para cada região.

Chamada para submissões para o Holcim Awards: concurso de projeto para mostrar como construir melhor - Imagem 6 de 8
Courtesy of Holcim Foundation

Os critérios de avaliação do concurso utilizados pelos júris de especialistas independentes são baseados nos quatro objetivos da Fundação para a construção sustentável que servem como um roteiro para impulsionar a mudança do sistema:

  • Lugares edificantes: Estruturas belas e espacialmente relevantes que trabalham em uníssono com o contexto e a cultura local. 
  • Planeta saudável: Estruturas que minimizam o uso de recursos, evitam emissões e incorporam soluções para reparar ecossistemas e restaurar a biodiversidade.
  • Economia viável: Planejamento financeiro que combine viabilidade de projetos de curto prazo com criação de valor circular de longo prazo.
  • Comunidades prósperas: Ambientes de vida inclusivos e acessíveis que cultivem a equidade, a saúde e o bem-estar.

As inscrições para o concurso são gratuitas, usando um formulário online de informações em inglês sobre a equipe de projeto, resumo da proposta, resposta aos critérios de sustentabilidade, incluindo pontos de dados, assim como as imagens do projeto. O concurso está aberto para inscrições até 30 de março de 2023, às 14:00hrs UTC.

O anúncio dos vencedores e a cerimônia de entrega dos troféus será realizada em 18 de novembro de 2023, na 18ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza: O Laboratório do Futuro.

Veja como se inscrever e mais informações sobre o concurso aqui, e saiba mais sobre a Fundação Holcim.

How to apply and more information on the Awards competition here, and find out more about the Holcim Foundation here.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Chamada para submissões para o Holcim Awards: concurso de projeto para mostrar como construir melhor" [Call for Submissions for Holcim Awards: A Sustainable Design Competition Showcasing How to Build Better] 13 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995840/chamada-para-submissoes-para-o-holcim-awards-concurso-de-projeto-para-mostrar-como-construir-melhor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.