Casa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design

Casa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Fotografia de Exterior, FachadaCasa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCasa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Fotografia de Interiores, Janela, MesaCasa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Fotografia de Exterior, FachadaCasa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Mais Imagens+ 37

Terras de Bouro, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRUMA, Cortizo, Efapel, JNF
  • Construtora: Amaro Sousa Construções
  • Engenharia: Massa Cinza
  • Projeto Luminotécnico: Mutant Arquitectura & Design
  • Acústica: Massa Cinza
  • Hidráulica: Massa Cinza
  • Térmica: Massa Cinza
  • Identidade Visual: Mutant Arquitectura & Design
  • Ilustrações: Mutant Arquitectura & Design
  • Decoração De Interiores: Mutant Arquitectura & Design
  • Cidade: Terras de Bouro
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito para o desenvolvimento da proposta foi “um abraço à natureza”. A génese da proposta configura um volume simples caracterizado por um paralelepípedo retangular que foi deformado no sentido de abraçar a área do terreno orientada a sul e que compõe o logradouro. O programa é organizado em dois pisos, sendo que o piso inferior, em cave, absorve os espaços destinados à garagem e áreas técnicas e o piso superior destina-se aos espaços sociais e privados. O hall de entrada, as quatro suites, uma delas com closet, a cozinha e a sala que comunicam diretamente entre si. No espaço social também existe um wc de serviço e uma despensa de apoio à cozinha.

Casa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio
Casa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Imagem 39 de 42
Planta - Baixa
Casa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio
Casa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Fotografia de Exterior
© Ivo Tavares Studio

A entrada da habitação é realizada no centro do volume e o acesso à mesma é caracterizado por um percurso exterior, enigmático, que destaca a existência do talude, a norte, promovendo privacidade e destaque para a natureza do local. O facto do acesso se encostar ao talude, existente, transmite uma sensação propositada de afunilamento visual para a entrada e em simultâneo cria um sentimento de curiosidade sobre o que se vislumbrará após a entrada na habitação. Chegado ao seu interior existe uma relação direta com o logradouro, a sul, bem como com o espigueiro, pertença do local. Daí desenvolve-se todo o programa, é o ponto de chegada das escadas de acesso desde o piso inferior e também o acesso direto ao espaço privado (nascente/sul) e espaço social (sul/poente).

Casa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa
© Ivo Tavares Studio
Casa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Fotografia de Interiores, Mesa
© Ivo Tavares Studio

Sendo uma casa inserida na natureza entendeu-se que seria importante absorver um carácter resistente e austero que se caracteriza pela construção em betão à vista, realizado em cofragem de madeira pregada no seu método tradicional. Em antagonismo foram aplicados elementos em metal dourado que visa transmitir uma sensação de voluptuosidade e requinte. Com o objetivo de manter o perfil do terreno com uma orgânica natural e irregular, entendeu-se que a piscina deveria fazer parte da volumetria da construção, assim sendo, a laje do piso 1 sofreu uma rotação no sentido sul/poente com o objetivo de promover uma relação natural entre a sala e a zona que compõe este espaço exterior.  O volume da piscina promove uma tensão visual caracterizada pela sua suspensão e atrai para o “lugar” uma nova identidade auditiva caracterizada pelo som relaxante da queda de água.

Casa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa De Bouro / Mutant Arquitectura & Design" 04 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994412/casa-de-bouro-mutant-arquitectura-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.