Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados

Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, ArcadaLigação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de ExteriorLigação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de ExteriorLigação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de ExteriorLigação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 30

São Paulo, Brasil
  • Autor: Daniel Hopf Fernandes
  • Equipe: Rodrigo Araújo dos Santos, Gabriela Bonometti, Natasha Okuma, Gabrielle Roncarate, Ticiane Alencar, João Pedro Basacchi, Julia Sacca
  • Cliente: CPTM - Companhia de Trens Metropolitanos
  • Construtora: Construmax Construções e Empreendimentos EIRELI EPP
  • Paisagismo: Fernandes Arquitetos Associados
  • Estruturas: LubasEngenharia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, Arcada
© Pedro Mascaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inaugurado no mês de março de 2022, o projeto para a ligação entre a Estação da Luz da CPTM com a Sala São Paulo conta com arquitetura desenvolvida pela Fernandes Arquitetos Associados. A concepção surgiu da leitura da proximidade entre as Estações da Luz, Museu da Língua Portuguesa, Estação Pinacoteca e Sala São Paulo, equipamentos culturais e pontos referenciais históricos que extrapolam a esfera municipal e que contam com projeção inclusive internacional.

Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Pedro Mascaro
Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Pedro Mascaro

A identificação do potencial do acréscimo de uma conexão direta entre estes patrimônios históricos provocou o desenvolvimento deste projeto, que conta com um caminho aberto e visualmente agradável aos passageiros, com cerca de 225 metros de extensão, e um elevador na chegada à Sala São Paulo. O partido inicial foi desenvolver uma cobertura de estrutura leve, facilmente distinguível como intervenção, com dimensões que se limitam ao atendimento do objetivo de cobertura e sua possível reversibilidade.

Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, Urbano, Corrimão
© Pedro Mascaro
Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Imagem 31 de 35
Planta - Térreo
Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Pedro Mascaro
Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Imagem 33 de 35
Corte C
Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Pedro Mascaro

O percurso foi dividido em dois trechos contínuos. O primeiro trecho está compreendido entre a Gare e o Viaduto Gen. Couto de Magalhães, e nele há uma cobertura em vidro, possibilitando aos usuários uma visão ampla para todo o entorno. Já o segundo está compreendido entre o viaduto e o estacionamento da Sala São Paulo, se caracterizando pela estrutura semiaberta por baixo da vedação de vidro, solta da estrutura principal, proporcionando um ambiente de luz e sombras que direciona o olhar para o horizonte, buscando a sensação de profundidade e ritmo.

Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Jardim, Viga
© Pedro Mascaro
Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Pedro Mascaro

Ao longo do corredor, bem como na região das escadas, uma extensa estrutura metálica foi montada junto à cobertura de vidro. Em dias de chuva, a estrutura também serve como abrigo, garantindo o conforto dos transeuntes.

Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela
© Pedro Mascaro
Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Imagem 34 de 35
Corte D
Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Pedro Mascaro

A ambientação deste corredor tem como objetivo fortalecer a relação com esses bens históricos, tornando o trajeto agradável e atraente aos usuários. Desta forma, foi definida uma paginação de piso acessível para todos os públicos, assim como a instalação de diversas peças de paisagismo e pisos de grama no percurso, humanizando o espaço urbano.

Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Urbano
© Pedro Mascaro

O partido tomado pelo projeto também criou conexão com a linha férrea, por meio da repetição das estruturas metálicas. Para este elemento foi utilizado um sistema leve e industrializado, constituído de estrutura metálica revestida por painel laminado compacto de alta pressão com tons acinzentados, marcando as intervenções com cor e materialidade contemporânea.

Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela
© Pedro Mascaro

Priorizando a segurança e conforto do usuário, outro destaque foi a instalação de gradil entre o caminho e a plataforma, segregando assim o fluxo dos usuários da passagem dos trens. A utilização do gradil foi escolhida devido à leveza do material e sua alta permeabilidade visual, aliadas a resistência e baixo custo de manutenção. Ao anoitecer, a visibilidade da ligação é reforçada por fitas em led que percorrem toda a cobertura envidraçada do trajeto.

Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Pedro Mascaro
Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Urbano
© Pedro Mascaro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ligação Luz-Sala São Paulo / Fernandes Arquitetos Associados" 16 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993628/ligacao-luz-sala-sao-paulo-fernandes-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.