Casa W39 / ZLG Design

Casa W39 / ZLG Design - Imagem 2 de 34Casa W39 / ZLG Design - Imagem 3 de 34Casa W39 / ZLG Design - Imagem 4 de 34Casa W39 / ZLG Design - Imagem 5 de 34Casa W39 / ZLG Design - Mais Imagens+ 29

Ampang Jaya, Malásia
  • Arquitetos Responsáveis: Susanne Zeidler, Huat Lim
  • Arquitetos: ZLG Design
  • Cidade: Ampang Jaya
  • País: Malásia
Mais informaçõesMenos informações
Casa W39 / ZLG Design - Imagem 3 de 34
© Lin Ho

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa W39, com sua típica tipologia de casa geminada da Malásia dos anos 1980, faz parte de um empreendimento maior, com espaços agrupados e muitos cômodos fechados. Ao longo dos 27 anos fizemos algumas reformas, a última começou em 2015 e foi concluída em 2018 quando as crianças se mudaram. Isso proporcionou a oportunidade de reduzir a implantação em um terço, permitindo a criação de jardins, a plantação de uma árvore no interior e a conversão da nova residência em um volume aberto de 3 andares com uma nova claraboia e pontes de conexão.

Casa W39 / ZLG Design - Imagem 8 de 34
© Lin Ho
Casa W39 / ZLG Design - Imagem 20 de 34
© Lin Ho

A planta foi desmontada em todos os seus níveis, de modo que todas as paredes internas foram demolidas, inclusive as dos banheiros que, na verdade, foram realocadas em sua maioria para um dos lados. A ilha da cozinha foi colocada de cabeça para baixo e o muro de contenção existente foi usado como elemento principal da casa, com lajes e plantas rasteiras que crescem com o tempo.

Casa W39 / ZLG Design - Imagem 5 de 34
© Lin Ho
Casa W39 / ZLG Design - Imagem 33 de 34
Plantas
Casa W39 / ZLG Design - Imagem 11 de 34
© Lin Ho
Casa W39 / ZLG Design - Imagem 27 de 34
© Lin Ho

O primeiro pavimento abriga a área de convivência ao redor da cozinha e do muro de contenção. O segundo tem dois quartos divididos apenas por cortinas e o térreo abriga outra área de dormir/estar com jardim frontal próprio e entrada separada, pensada para permitir uma vida independente e autônoma para os filhos ou amigos em visita. Deslocamos o estacionamento para fora da garagem frontal original. 

Casa W39 / ZLG Design - Imagem 21 de 34
© Lin Ho
Casa W39 / ZLG Design - Imagem 7 de 34
© Lin Ho

Cada ambiente se conecta com o próximo, fluindo para dentro de cada um deles e tornando-se um espaço maior único. A metade superior da nova fachada é composta por uma série de janelas de compensado naval sobre um fundo de painéis de madeira. A metade inferior é totalmente envidraçada com molduras angulares de metal reciclado e dobradiças recuperadas de casas antigas. O único tipo de alvenaria utilizada é composta por tijolos de cimento leves e baratos, deixados sem reboco em ambos os lados. Paredes sem reboco ou acabamento em cal permitem que a casa "respire" e não bloqueie o ar.

Casa W39 / ZLG Design - Imagem 15 de 34
© Lin Ho
Casa W39 / ZLG Design - Imagem 2 de 34
© Lin Ho

A casa está voltada para o leste em uma rua sem saída elevada com vista para um vale. Não há paredes divisórias fixas em nenhum lugar da casa e não há uma única porta além da porta de entrada. Não há necessidade de ar condicionado, pois é totalmente aberta e possui ventilação natural nos três níveis. Utilizando materiais que resistem bem ao clima dos trópicos, colaborando com as intempéries e aceitando que a pátina e os vestígios do tempo conferem ao volume a sua verdadeira essência - se precisar ser substituído depois de algum tempo, nós o criaremos novamente, de forma evolutiva e dinâmica.

Casa W39 / ZLG Design - Imagem 24 de 34
© Lin Ho
Casa W39 / ZLG Design - Imagem 34 de 34
Corte em Croqui
Casa W39 / ZLG Design - Imagem 25 de 34
© Lawrence Choo

Continuamos a observar como a natureza ajuda a desempenhar o seu papel na concretização do projeto. Sem ansiedade ou expectativas - apenas acompanhando até onde isso nos leva. Na verdade, gastamos demais por querer algo que precisamos tão pouco. Esgotamos os recursos ambientais mais do que o necessário. Nós estivemos separados do universo por muito tempo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa W39 / ZLG Design" [W39 House / ZLG Design] 07 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993180/casa-w39-zlg-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.