-
Arquitetos: DF Creative Group
- Ano: 2021
-
Fotografias:Boys Play Nice
Descrição enviada pela equipe de projeto. A usina de aquecimento de Jurkovič é uma das últimas partes restantes da antiga refinaria de Apollo. A área industrial original tornou-se parte do novo centro de Bratislava após a renovação da usina de aquecimento de Jurkovič, se tornando um epicentro cultural. Além disso, está cercada pelos edifícios do Sky Park de Zaha Hadid.
Após um longo período de busca pela função mais adequada para a NCM, decidiu-se por sua reconstrução integral, seu resgate e um novo conceito sustentável. Em 2017, a incorporadora Penta Real Estate convidou sete renomados escritórios para participar de um concurso de arquitetura para o projeto da NCM. O arquiteto Martin Pasko, junto com sua equipe do DF Creative Group, venceu a prestigiosa competição e se tornou o autor do projeto de mudança de uso deste edifício icônico. O autor original é Dušan Jurkovič, uma lenda da arquitetura eslovaca. O novo projeto ofereceu o layout mais adequado de funções e espaços, destacando o valor histórico original e a atmosfera industrial única deste monumento cultural nacional.
A solução arquitetônica usa o espaço vazio na sala da caldeira e no hall da turbina para a construção de novas estruturas independentes, criando novas áreas e pisos consistentemente deslocados do edifício original. Este conceito permite separar e distinguir as construções históricas das novas, ao mesmo tempo que respeita a história do edifício. Como resultado, a usina de aquecimento Jurkovič reconstruída fornecerá espaços de trabalho compartilhado industrial BASE4Work exclusivos para pessoas e empresas de indústrias criativas, arquitetos, start-ups e pequenas empresas de TI. Ao mesmo tempo, o edifício é acessível ao público em geral ao nível do piso térreo, incluindo a entrada da praça de estar.
A implementação bem-sucedida confirmou a intenção da empresa de criar um espaço comunitário para o público com uma atmosfera industrial única para eventos sociais, conferências e exposições, com um restaurante e café de qualidade para apoiar esse objetivo. Ao entrar no edifício, um belo átrio atravessa todos os pisos e abre-se para a nova fachada envidraçada, formando uma “praça” interior onde se encontra o restaurante WERK e o café, a galeria de arte contemporânea DOT e um salão multifuncional separado para vários eventos culturais.
A intervenção destaca muitos detalhes históricos da construção, incluindo as colunas originais da estrutura e três tremonhas. A reconstrução criou um espaço representativo original com materiais em sua textura e cor originais. Construções recém-adicionadas e materiais recém-inseridos (mais de 31.000 tijolos na fachada e parede originais e revestimento heraklith), bem como detalhes técnicos modernos, são visíveis e presentes seguindo o princípio básico de "veracidade".
"Espelhando a nova fachada de vidro simples e moderna, com base no princípio de inserir um 'edifício no edifício', as duas arquiteturas são sobrepostas e entrelaçadas. Pelo menos uma das três características industriais típicas da área pode ser vista de cada parte do a planta, ou seja, janelas industriais altas, paredes feitas de tijolos originais ou estruturas de concreto armado das tremonhas", explica Martin Pasko, arquiteto líder da conversão.
A arquitetura industrial das estruturas originais e das tremonhas, o novo átrio e o terraço superior com vista para os novos edifícios circundantes proporcionam aos visitantes uma experiência incrível e incomparável, ao mesmo tempo em que dão um novo valor à Usina de Aquecimento Jurkovič. O novo projeto é um símbolo da antiga fábrica, um símbolo do Sky Park e um símbolo da própria capital, Bratislava.