-
Arquitetos: Vinícia Brandão Arquitetura
- Área: 100 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Carolina Mossin
-
Fabricantes: Bretton Revestimentos, Ladrilhos Ornatos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia central do projeto foi fazer o apartamento ter cara, jeito de casa. Oscar é alegria de um jeito muito acolhedor, então o objetivo era imprimir sua personalidade em cada cantinho. Quando entramos ali já conseguimos ler isso, como caminhando por todo um imaginário através de seus objetos e memórias. O cliente já tinha um programa bem definido de necessidades. Para realizá-los, foi necessário reformular boa parte do layout das paredes: demoliram um dormitório e parte da parede da cozinha para integrá-la com a sala. Demoliram também toda a dependência de serviço para criar um escritório incorporado ao corredor íntimo dos quartos. No hall de entrada, a parede descascada mostra os tijolos originais do edifício, junto com sua personalidade. Rusticidade é um elemento bem caro para Vinícia. Foi mantido o nicho onde antes havia um armário e nele criaram um móvel multifuncional que serve de banco e também guarda os sapatos.
As cores foram um elemento fundamental para mostrar a personalidade do Oscar. Como ele tinha muitos livros, fizeram a prateleira alta que circula toda a área social. Ela começa no hall da entrada, acompanha o perímetro de toda sala e entra na cozinha. Assim, além dos livros, ela serve de apoio para a cozinha também. Essas prateleiras foram feitas de concreto pré-moldado sob medida, com acabamento em cimento queimado para dar a sensação de uma peça única. Em toda a área social, escolheram assumir a originalidade das estruturas, descascando pilares e vigas, deixando-os aparentes. Todo o piso do apartamento, que era de taco em Madeira Peroba, foi mantido e restaurado.
Na cozinha e na varanda, os pisos de cerâmica vermelha foram mantidos valorizando a identidade da época da construção do prédio. Além disso, foi mantida a porta de carpintaria que divide a sala com a varanda: um destaque importante no projeto. A cozinha ficou integrada com sala depois que demoliram a parede que as dividia. Como o cliente gosta de cozinhar, fizeram uma península voltada para a sala, em cimento queimado. A divisão entre cozinha e lavanderia, e escritório com corredor, se dá por portas de serralheria, que possibilitam privacidade, sem perder o acesso à luz natural.
No dormitório, o destaque fica com o armário, pois as portas originais foram pintadas e mantidas. O banheiro, que já tinha sido reformado numa linguagem muito diferente da original, foi inteiramente reformulado. Escolheram ladrilhos hidráulicos no piso, e na parede revestimentos cerâmicos 10x10cm. Fizeram uma tabeira, rodapé e faixas azuis, semelhantes às existentes no ladrilho. Trazendo mais uma vez a rusticidade ao assumir a visualidade dos materiais utilizados, descascaram a parede do espelho para novamente reconhecer o tijolo original, e instalaram uma bancada de concreto pré-moldada. Nesse apartamento, cada objeto da coleção particular de viagens e momentos da vida do morador, tem um lugar especial de destaque. Todos eles foram pensados com carinho no projeto, cada um contando sua história. Por isso, Vinícia diz ter sentido muita magia durante todo o processo.