Crematório The Tumulus / AEXN Architects

Crematório The Tumulus / AEXN Architects - Fotografia de InterioresCrematório The Tumulus / AEXN Architects - Fotografia de ExteriorCrematório The Tumulus / AEXN Architects - Fotografia de Interiores, Janela, VidroCrematório The Tumulus / AEXN Architects - Fotografia de ExteriorCrematório The Tumulus / AEXN Architects - Mais Imagens+ 13

Klaipėda, Lituânia
  • Arquitetos: AEXN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  311
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Norbert Tukaj
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artfixa, MAPEI Lietuva, Reynaers Aluminium
  • Arquitetos: Tomas Grunskis, Jurate Kinduryte
  • Cidade: Klaipėda
  • País: Lituânia
Mais informaçõesMenos informações
Crematório The Tumulus / AEXN Architects - Fotografia de Interiores
© Norbert Tukaj

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este crematório está localizado em um terreno plano – em um campo perto da floresta. O conceito do projeto é bastante sensível – representa uma colina rasa emergindo da superfície. O crematório foi projetado como uma metáfora de um túmulo coberto com linho branco. O volume e seus espaços de acesso são separados por taludes inseridos na paisagem circundante. A estrutura da cobertura lembra um vazio ritual que cobre o volume arquitetônico e o adapta ao terreno. O crematório é visível de uma perspectiva distante e se torna o epicentro do ritual. Convida e acolhe com calma quem chega. É um lugar de alívio emocional e uma transformação silenciosa subordinada ao tempo e à experiência da eternidade.

Crematório The Tumulus / AEXN Architects - Fotografia de Exterior
© Norbert Tukaj
Crematório The Tumulus / AEXN Architects - Imagem 16 de 18
Planta
Crematório The Tumulus / AEXN Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro
© Norbert Tukaj
Crematório The Tumulus / AEXN Architects - Fotografia de Interiores
© Norbert Tukaj

Os valores e princípios do projeto foram baseados em quatro diretrizes básicas:

  1. Uma metáfora conceitual que determinou a busca pela forma e estrutura da planta.
  2. Espaço - de natureza diferente e provisão ritual com abrigos pontuais.
  3. Processabilidade conectada ao espaço em várias direções formando um círculo, movendo-se de uma sala para outra seguindo os passos de um ritual.
  4. Material - concreto de longo prazo. Com o processo de envelhecimento, a metáfora do tempo eterno e a conotação das ruínas modernas seriam expressas na superfície da fachada.

Crematório The Tumulus / AEXN Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Norbert Tukaj

Os espaços interiores são concebidos procurando proporcionar um ambiente acolhedor e reconfortante para o visitante. Espaços dedicados à contemplação e recreação também são necessários. A forma da arquitetura ritual, que cria um ambiente emocional seguro para vivenciar uma das fases da vida, é relevante não apenas na Lituânia, mas em qualquer cultura. A característica comum dessa arquitetura são os espaços dedicados à cura espiritual e emocional. Como resultado, o sistema de pátios internos é projetado e entrelaçado na estrutura do volume, conectando ambientes internos e externos. O material escolhido – tábuas de madeira – cobre as paredes internas para criar uma sensação mais aconchegante.

Crematório The Tumulus / AEXN Architects - Fotografia de Exterior
© Norbert Tukaj
Crematório The Tumulus / AEXN Architects - Imagem 18 de 18
Elevações
Crematório The Tumulus / AEXN Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Norbert Tukaj

O próximo passo para o desenvolvimento do local é o parque do columbário, composto por dezesseis diferentes instalações internas e vários espaços abertos com diversos pontos de referência, elementos artísticos e locais de contemplação. O crematório – epicentro do lugar e início do ritual - seria um último sacramento. Cada um dos micro-espaços do columbário é criado de forma a ser reconhecível e diferenciado do resto, bem como da agitação do mundo exterior e da velocidade da vida cotidiana. Permitindo espaço para uma experiência tranquila e acolhedora.

Crematório The Tumulus / AEXN Architects - Fotografia de Exterior
© Norbert Tukaj

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Klaipėda, Lituânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Crematório The Tumulus / AEXN Architects" [Crematorium The Tumulus / AEXN Architects] 30 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989833/crematorio-the-tumulus-aexn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.