Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG

Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Fotografia de ExteriorExtensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Fotografia de Exterior, Janela, ArcoExtensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Fotografia de Exterior, Janela, TijoloExtensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Fotografia de Exterior, JanelaExtensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Mais Imagens+ 17

Shankharapur, Nepal
  • Colaboradores: Patrizia Children Foundation
  • Cidade: Shankharapur
  • País: Nepal
Mais informaçõesMenos informações
Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Fotografia de Exterior
Cortesia de supertecture gUG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após o terremoto do século no Nepal em 2015, fomos convidados a criar um projeto para a extensão da escola na comunidade montanhosa do Himalaia, Dhoksan. A escola precisava de quatro espaços adicionais: três salas de aula e uma biblioteca multifuncional.

Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
Cortesia de supertecture gUG

A fim de testar algumas das possibilidades ilimitadas do Nepal para tecnologias de construção reutilizadas, recicladas, regenerativas e circulares, decidimos construir cada sala como uma casa individual - cada "casa de aula" composta por diferentes materiais inovadores e subestimados: tijolos das ruínas originadas pelo terremoto doados gratuitamente, assim como pedras e 700 janelas antigas sem utilidade em decorrência também do terremoto, além de terra, bambu e palha.

Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Fotografia de Exterior, Janela
Cortesia de supertecture gUG
Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Fotografia de Exterior, Janela
Cortesia de supertecture gUG

No primeiro financiamento coletivo de tijolos do Nepal, convencemos centenas de famílias a doar alguns dos tijolos de suas ruínas do terremoto. Com isso coletamos mais de 14.000 tijolos de 50 tipos diferentes. Para cada tipo individual de tijolo projetamos uma conexão única. O telhado também consiste em duas telhas diferentes.

Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
Cortesia de supertecture gUG
Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Fotografia de Interiores, Tijolo, Arco
Cortesia de supertecture gUG

A segunda sala de aula é feita de terra batida local. Como o povo de Dhoksan não estava muito confiante em usar este material, decidimos construir nossa casa a partir de cinco camadas diferentes com misturas que variam de agregados de terra muito simples a agregados bastante sofisticados: primeiro misturamos terra com um pouco de cimento, depois com palha e até excremento de vaca. O telhado do volume é feito em bambu tratado localmente coberto com palha. Ambos: o tratamento do bambu e da palha teve de ser reinventado na “nossa” vila.

Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Imagem 21 de 22
Vista
Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Imagem 20 de 22
Planta - Situação

Há alguns anos, quase todos os edifícios tradicionais da comunidade eram construídos com rochas cobertas com lâminas de pedra. Após o desabamento de muitas casas durante o último terremoto, ninguém mais reconstruiu essas casas tradicionais. Estruturas de concreto armado estão substituindo a arquitetura tradicional e a antiga graça das cidades e paisagens. Usando todas aquelas rochas desmoronadas novamente e inventando janelas de pedra redondas, tentamos trazer as casas de pedra "em voga" novamente. Todos os materiais rochosos em nossa sala de aula têm sua origem em antigas edificações locais.

Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
Cortesia de supertecture gUG

O último terremoto no Nepal destruiu mais de 800.000 edificações. Muitas das janelas incorporadas foram posteriormente despejadas em estoques. Conseguimos recolher cerca de 700 janelas e restaurá-las, tornando-as  fachadas e telhado do nosso espaço multifuncional. Ele possui uma biblioteca, uma sala multiuso no andar superior e um conveniente escorregador para os alunos em direção às suas salas de aula.

Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG - Fotografia de Exterior
Cortesia de supertecture gUG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kattike Dandagon Marg, Shankharapur 44812, Nepal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Extensão da Escola Primária Shiladevi Dhoksan no Nepal / supertecture gUG" [Nepal School Extension, Shiladevi Primary School Dhoksan / supertecture gUG] 26 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989502/extensao-da-escola-primaria-shiladevi-dhoksan-no-nepal-supertecture-gug> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.