Crematório de Guildford / Haverstock

Crematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCrematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, JanelaCrematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, FachadaCrematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar, AidoCrematório de Guildford / Haverstock - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Haverstock
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  748
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  RHEINZINK
Crematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Simon Kennedy Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo crematório foi projetado em estreita colaboração com o Conselho Municipal de Guildford e a equipe de projeto. O projeto envolveu a criação de um substituto adequado para um crematório existente que estava no final de sua vida natural com pouca margem para adaptação.

Crematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, Janela
© Simon Kennedy Photography

Como um local já estabelecido, haviam várias restrições, incluindo a presença de cinzas enterradas, árvores memoriais e limites de construção, conforme estabelecido pela Lei do Crematório de 1902, bem como um edifício listado nos limites do lote. Além disso, o cliente desejava continuar a operação do crematório durante toda a construção, levando a uma estratégia complexa de etapas e um arranjo temporário para a capela/crematório.

Crematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Exterior, Fachada
© Simon Kennedy Photography
Crematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar, Aido
© Simon Kennedy Photography

As etapas foram desenvolvidas de mãos dadas com o cliente, a equipe de projeto e o empreiteiro, a fim de entregar o briefing. A estratégia começou com obras discretas que permitiram a construção de um novo depósito de ferramentas que funciona como um santuário de morcegos, seguida de obras no estacionamento, em uma capela temporária e no crematório. Paralelamente a estas obras, iniciou-se a construção do pátio de recordações e, ao final, o projeto avançou com a demolição e construção do edifício principal.

Crematório de Guildford / Haverstock - Imagem 18 de 20
Planta Pavimento Térreo

O conceito, tanto para a construção quanto para a paisagem, foi influenciado pela variedade de visitantes no local existente.  A jornada dos enlutados foi fundamental para a resposta do projeto. O projeto também atende àqueles que vivenciam outros estágios do luto, incluindo a organização do serviço, a possibilidade de ver a entrega do caixão, a coleta de cinzas após a cerimônia e o retorno ao local para visitar os memoriais.

Crematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, Fachada
© Simon Kennedy Photography

Optou-se pela tipologia de jardins murados, nas quais as paredes de alvenaria obscurecem os espaços internos e externos para aqueles que visualizam o edifício a partir dos jardins. Sobre esta parede que se quebra, uma faixa de concreto define uma base sólida e contínua, do qual surgem dois volumes geométricos. Os volumes, construídos de madeira e revestidos de zinco, anunciam os dois principais usos do edifício - capela e crematório. 

Crematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Simon Kennedy Photography

No interior da capela, as vistas da paisagem do pátio são acentuadas e preservadas. A estrutura do telhado de madeira laminada de lei exposta fornece uma decoração limpa e funcional, com luz natural adicional proporcionada por uma janela de um alto clerestório. Sua forma ecoa tipologias religiosas, mantendo a sensibilidade e a consideração pelo uso secular.  A geometria externa de duas faces da forma da capela é impulsionada pelas rotas de acesso dos visitantes ao local a pé e por cortejo.

Crematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Simon Kennedy Photography

O catafalco e o caixão ficam na capela, sob um dossel inferior para proporcionar intimidade, envoltos no calor do revestimento vertical de tábuas de carvalho. Esta característica é replicada no lobby da capela, na área de recepção do escritório e nas coberturas externas.

Crematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Janela, Viga
© Simon Kennedy Photography

Cruzamentos comuns em crematórios ocorrem à medida que os serviços começam e terminam rotineiramente ao longo do dia. A fim de reduzir o risco de cruzamentos, que na melhor das hipóteses levam à confusão e, na pior, à angústia, alguns elementos do programa do edifício em Guildford foram separados do prédio principal para configurar um Tribunal de Memória. A ambição era projetar com sensibilidade um espaço para reflexão, solidão e memória.

Crematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Simon Kennedy Photography

O Guildford Borough Council é o operador da nova instalação, que entregou o projeto por conta própria com um orçamento de £10 milhões.

Crematório de Guildford / Haverstock - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Fachada
© Simon Kennedy Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Godalming, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Crematório de Guildford / Haverstock" [Guildford Crematorium / Haverstock] 23 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985662/crematorio-de-guildford-haverstock> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.