Exposição "The Reasons Offsite" - Casa da Arquitectura, Matosinhos - Portugal

Patente na Galeria da Casa da Arquitectura de 4 de junho a 25 de setembro, "The Reasons Offsite" oferece uma experiência imersiva através da realidade virtual. Trata-se de uma exposição sobre arquitetura modular e pré-fabricada que esteve patente na Salt Gallery do Boston Society of Architects (EUA, Março de 2019), na Neufert Box Weimar, integrando o programa oficial do Centenário da Bauhaus (Alemanha, Setembro de 2019), e no KÉK – Contemporary Architecture Centre Budapest (Hungria, Outubro de 2019).

No desenvolvimento deste projeto, a SUMMARY trabalhou em estreita colaboração com vários arquitetos de diferentes partes do mundo, ligados à investigação e à curadoria. Entre estes, encontram-se arquitetos emergentes como Pablo Jimenez-Moreno, Jorge Christie e Martín Alvarez, mas também académicos amplamente reconhecidos neste campo como Pedro Alonso e Hugo Palmarola, curadores do pavilhão chileno na Bienal de Veneza de 2014 onde obtiveram o Leão de Prata, e Yona Friedman, professor convidado em Harvard, MIT e Princeton.

O objetivo da exposição é fazer uma radiografia dos diferentes momentos da evolução da arquitetura modular e pré-fabricada (arquitetura “offsite”), desde o século XVII até à contemporaneidade, através de uma visão crítica e prospetiva. The Reasons Offsite apresenta 25 edifícios ou sistemas construtivos que tenham desempenhado o papel de percursores no campo da construção pré-fabricada e modular, incluindo neste grupo projetos anónimos, mas também obras de autores mundialmente conhecidos como Jean Prouvé, Buckminster Fuller, Shigeru Ban ou MVRDV.

Este trabalho apresenta o tríptico clássico de qualquer exposição de arquitetura: imagens, textos e maquetas. Contudo, neste caso, esses elementos são apresentados virtualmente. Os visitantes utilizam um Oculus Rift Kit que os transportam para um espaço virtual de 20x20m, onde podem percorrer a exposição, selecionar de forma interativa os conteúdos que pretendem observar e até manusear as maquetas expostas para conseguirem analisá-las de todos os ângulos. Trata-se, portanto, de uma exposição essencialmente imaterial, que não implica o transporte e a instalação e grandes objetos, e que, por conseguinte, não produz lixos ou resíduos após as sucessivas montagens e desmontagens. Este aspeto contribui ainda para a flexibilidade deste projeto, que pode ser exibido em locais com diferentes dimensões ou configurações.

O contexto atual – com o vertiginoso aumento da população urbana, com a crescente necessidade de imediatismo estimulada por um estilo de vida associado a marcas como Uber ou IKEA, e com a necessidade de execução de novos programas para a construção de habitação pública em tempo recorde – confirma a pertinência de The Reasons Offsite, como investigação e como tentativa de redescoberta do conceito de pré-fabricação, dando a conhecer a sua história mas também especulando sobre o seu futuro.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "The Reasons Offsite" - Casa da Arquitectura, Matosinhos - Portugal" 05 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984812/exposicao-the-reasons-offsite-casa-da-arquitectura-matosinhos-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.