Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová

Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Interiores, JanelaEdifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Exterior, Fachada, AçoEdifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Lucie Nemcova
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Václav Novák
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atepaa, Boen, Dulux, Ecophon, Egoé, HERAKLITH, Harlequin, Perfolinea, Rako, Schüco, Sto
  • Arquiteto Responsável: Eng. Arq. Lucie Němcová
  • Colaboração: Eng. Arq. Karel Scheib (Documentação do Procedimento de Ordenamento do Território)
  • Engenharia Estrutural: Eng. Karel Šíp
  • Paisagismo: Eng. Arq. Alice Boušková
  • Design Gráfico: Petr Kněžek
  • Cidade: Praha 6
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Exterior, Fachada
© Václav Novák

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estreita ligação do investidor com a dança e a localidade originou um projeto que deu nova vida a um edifício comercial inserido em um conjunto habitacional dos anos 1960. Como parte da transformação, um estúdio de dança foi construído nos andares superiores acima das lojas e escritórios no nível da rua.

Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Exterior, Fachada
© Václav Novák
Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Imagem 35 de 39
Planta - Térreo
Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Exterior, Janela
© Václav Novák

O prédio foi totalmente reformado. Um segundo andar foi construído sobre os níveis existentes acima do solo, e uma ampla cobertura sem pilares permitiu a criação de salões expansivos, cumprindo os requisitos para ensaios profissionais de dança. Tais espaços não seriam possíveis nos níveis mais baixos devido ao sistema de suporte interno do edifício. O estúdio de dança também possui instalações no primeiro andar, incluindo recepção, vestiários e um salão de balé menor. O restante deste andar abriga espaços comerciais para aluguel.

Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Interiores, Escada
© Václav Novák
Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Imagem 36 de 39
Planta - Primeiro Pavimento
Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Interiores, Janela
© Václav Novák

Como um dos principais objetivos do projeto era apoiar a função de varejo, as lojas originais no térreo foram completamente renovadas e aprimoradas com espaços utilitários adequados. Esta oportunidade permitiu aos pequenos negócios, nomeadamente um café, que faltava na região, usufruírem dos espaços generosos com vista para o espaço renovado ao longo da avenida principal. Com a concessão deste espaço frontal pela cidade, o proprietário do edifício comprometeu-se com a sua manutenção e financiou a sua renovação com ajuda dos arquitetos paisagistas. No nível da rua, o edifício apresenta uma passagem pedonal, que cruza os apartamentos lineares e aumenta significativamente a acessibilidade e utilidade do espaço público envolvente.

Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Interiores, Vidro
© Václav Novák
Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Imagem 37 de 39
Planta - Segundo Pavimento
Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Interiores, Vidro
© Václav Novák

O edifício voltado ao sul está situado numa avenida movimentada com um serviço de VLT. Ao mesmo tempo distintiva, a fachada com varandas sombreadas por uma estrutura flutuante de ripas perfuradas atipicamente dobradas cumpre também um propósito puramente funcional. O projeto reflete a necessidade de sombrear a fachada exposta do edifício e reduzir o ruído da rua, bem como expandir os andares superiores com espaço ao ar livre utilizável. O conceito resultou em um espaço intimista, com as varandas se estendendo por toda a fachada do edifício abertas aos usuários dos escritórios e do estúdio de dança.

Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Exterior, Fachada, Aço
© Václav Novák
Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Imagem 39 de 39
Corte

As ripas são inclinadas em vários ângulos. Em combinação com o movimento do observador, que quase sempre vê o edifício longitudinalmente graças ao bulevar de acesso, criando a impressão de suaves ondulações que se movem pela fachada.

Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Interiores
© Václav Novák

O edifício é uma estrutura de três andares feita em concreto armado. A nova adição do terceiro andar foi construída sob uma cobertura de painéis pré-tensionados com uma estrutura periférica de concreto armado. O edifício tem um subsolo parcial. O peso extra do novo segundo andar exigiu o jet grouting (tratamento e consolidação do solo) para os pilares de fundação. O layout interior do edifício foi redesenhado para atender às necessidades funcionais contemporâneas. No primeiro e segundo pavimentos da fachada sul foram instalados varandas em balanço feitas de aço com uma estrutura externa de lâminas metálicas perfuradas.

Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Václav Novák

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Na Petřinách 310, 162 00 Praha 6-Veleslavín, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Multiuso Petřiny82 / Lucie Němcová" [Polyfunctional Building Petřiny82 / Lucie Němcová] 29 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982715/edificio-multiuso-petriny82-lucie-nemcova> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.