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Arquitetos: Nikken Sekkei
- Área: 4466 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Gankosha, Harunori Noda
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como este é um ginásio de uma escola secundária afiliada a uma importante universidade privada no Japão, seu conceito de design materializa como deve ser retratada uma instalação educacional. De um modo geral, as janelas dos espaços esportivos são cobertas com cortinas blackout quando as competições são realizadas. Neste projeto, no entanto, o objetivo era criar um espaço que permitisse a luz natural indireta adequada para exercícios internos, bloqueando a luz solar direta para proporcionar uma sensação do ambiente externo.
Para atingir esse objetivo, quatro “tubos” estruturais foram projetados ao redor do perímetro da arena. Esses tubos têm um papel importante a desempenhar na operação da instalação, pois abrigam equipamentos de ar-condicionado, iluminação e som. O acesso é possível através de escotilhas embutidas nas paredes. O tubo mais externo é o maior e funciona como um corredor, uma pista de corrida interna e uma passagem para a entrada de luz indireta no ginásio.
Com pequenas e grandes aberturas nas paredes da arena posicionadas em locais estratégicos, a luz natural que penetra no núcleo é pálida e fraca, semelhante ao 'sol da meia-noite". Essa orientação evita a necessidade de cortinas. O interior e o exterior da instalação foram ambos feitos em concreto aparente. A ornamentação foi reduzida ao mínimo para esclarecer a composição do edifício. O layout estrutural é semelhante a um templo; a intenção da configuração espacial era criar um lugar onde os usuários pudessem aprender a “essência” das coisas.
O edifício é completamente desprovido de cor ou pintura, tanto por dentro quanto por fora; O concreto cinza “primitivo” é sua única assinatura. Em vez disso, o espaço permite uma sensibilidade relacionada à luz, materiais e à compreensão de uma essência mais natural. Essa busca pela “beleza simples” está afastada das tendências mundanas seculares.
O ginásio foi concebido para ser uma extensão do cotidiano; à medida que os alunos sobem os andares, sua experiência torna-se gradualmente mais marcante. No entanto, a intenção do projeto não é que todos os dias sejam extraordinários, mas que possibilitem uma experiência comum. Ao projetar este ginásio, pensamos na ideia de uma expressão arquitetônica que pode ser moderna, mas também “universal” no sentido de que pode pertencer a qualquer época.