Residência FL / Anastasia Arquitetos

Residência FL / Anastasia Arquitetos - Imagem 2 de 20Residência FL / Anastasia Arquitetos - Imagem 3 de 20Residência FL / Anastasia Arquitetos - Fotografia de InterioresResidência FL / Anastasia Arquitetos - Fotografia de ExteriorResidência FL / Anastasia Arquitetos - Mais Imagens+ 15

Santa Cruz Cabrália, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bruno Pinheiro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumont, Bel Lar Casa Contemporânea, Madecaus, iluminar
  • Arquitetura: Tomás Horta, Johanna Anastasia
  • Construção: Hauz Construtora
  • Estrutura: Selco Projetos
  • Paisagismo: Flávia d'Urso
  • Projetos Hidráulico E Elétrico: Angela Birchal
  • Cidade: Santa Cruz Cabrália
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência FL / Anastasia Arquitetos - Imagem 7 de 20
© Bruno Pinheiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência FL está localizada em Santo André, no município de Santa Cruz Cabrália, Bahia, em um terreno de2 0.000 m² dentro do Condomínio Alameda do Araripe. O terreno está de frente para a praia, o que determinou a implantação da residência. Ela se divide em 3 blocos principais, ligados por circulações cobertas, mas abertas. Jardins generosos os separam, transformando circulações funcionais em fruição da natureza.

Residência FL / Anastasia Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Bruno Pinheiro
Residência FL / Anastasia Arquitetos - Imagem 14 de 20
© Bruno Pinheiro
Residência FL / Anastasia Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Bruno Pinheiro

No primeiro bloco estão 3 suítes para hóspedes. No segundo bloco está a área social, com estar e jantar, cozinha e serviços. No terceiro bloco, suítes no 2º pavimento geram um pilotis aberto no andar inferior, que é a grande varanda da casa e que, por sua vez, funciona como área de lazer. Desta forma, a vista da da área de estar do segundo bloco para a praia não é obstruída pelo terceiro bloco. Neste, todas as suítes estão voltadas para a praia, e, consequentemente, para o sol da manhã. Também as suítes de hóspedes estão voltadas para o leste.

Residência FL / Anastasia Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Bruno Pinheiro
Residência FL / Anastasia Arquitetos - Imagem 3 de 20
© Bruno Pinheiro
Residência FL / Anastasia Arquitetos - Imagem 18 de 20
Planta baixa
Residência FL / Anastasia Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Bruno Pinheiro

As fachadas norte e oeste são protegidas ou por cobogós em tijolo cerâmico ou por grandes portas pivotantes que funcionam como brises móveis. Por ser uma casa de veraneio, foi concebida para ter uma baixa manutenção, e, devido à dificuldade de acesso (por balsa), optamos por um sistema construtivo mais tradicional, que pudesse incorporar a mão de obra local, apesar de a construtora ser de fora. Assim, trabalhamos com estrutura de concreto armado e fechamentos em alvenaria. A maior parte da marcenaria foi feita por marceneiros do local, além dos tijolos cerâmicos, fabricados na própria vila.

Residência FL / Anastasia Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Bruno Pinheiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência FL / Anastasia Arquitetos" 14 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978942/residencia-fl-anastasia-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.