Edifício Cabrera / Angas Kipa

Edifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de Exterior
© Manuel Reaño Reyes

Edifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de InterioresEdifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de InterioresEdifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de InterioresEdifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício Cabrera / Angas Kipa - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Angas Kipa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  330
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Arquitetos Responsáveis: José Luis Perleche Amaya, Iván Guerrero Ramírez, Raúl Gálvez Tirado, José Algeciras Rodríguez
  • Projetos E Imagens: Juan Diego Santa Cruz Mendoza, Rogger David Montenegro Morocho, Diana Coronel Salazar
  • Maquete: Bany Gabriel López Olea, Diana Coronel Salazar
  • Direção De Obra: Ximena Amorós Seclén, Germán Vásquez Borja
  • Cálculo Estrutural: Mario Martínez Fiestas
  • Instalações Elétricas: Francisco Javier Muro Bautista, José Hugo Fiestas Chávez
  • Instalações Hidrossanitárias : Carmen Teresa Meza Camacho
  • Cidade: Chiclayo
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de Interiores
© Manuel Reaño Reyes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado no centro histórico de Chiclayo, Peru. Em um lote entre medianeiras com 4 metros de largura por 27 metros de comprimento em média, com acesso por uma única rua. Da construção existente, feita de adobe e em ruínas, nada pôde ser preservado. Os prédios altos de cada lado aconselhavam sua demolição e uma nova construção.

Edifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Manuel Reaño Reyes
Edifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de Interiores
© Manuel Reaño Reyes

Os clientes nos presentearam com um edifício que poderia ser adaptado a diferentes funções que foram intercambiáveis ​​ao longo do tempo. Mais do que um programa, tivemos que organizar um sistema espacial que deixasse em aberto a possibilidade de múltiplas variantes: um código-fonte aberto com redistribuição espacial gratuita que mantém a integridade e o funcionamento do edifício.

Edifício Cabrera / Angas Kipa - Imagem 26 de 32
Maquete

A orientação norte-sul do lote e a rua estreita de acesso dificultavam muito um bom ganho solar através da fachada frontal. Esta condição, somada às dificuldades em conseguir privacidade no primeiro andar, levou-nos a recuar o edifício em relação à rua, criando pátios de acesso que também filtravam a luz e o ar, gerando um espaço de transição entre a rua e o edifício, entre o clima interno e o externo. Uma sequência de pátios praticáveis ​​permite captar o sol no inverno e ventilar no verão. Desta forma, o acesso pedonal a partir da rua é resolvido.

Edifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de Interiores
© Manuel Reaño Reyes
Edifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de Interiores, Escada
© Manuel Reaño Reyes

As qualidades de privacidade, luz, espaço e conforto térmico na entrada permitem que o edifício seja utilizado e percebido de ponta a ponta, sem espaços ocultos ou residuais. Esses locais bioclimáticos tornam-se o primeiro passo de uma sucessão de ambientes que vão da rua até os fundos, oferecendo uma ampla variedade de condições, características e propriedades explicitamente diferenciadas.

Edifício Cabrera / Angas Kipa - Imagem 28 de 32
Axonométrica

A sequência de espaços tenta criar uma certa ambiguidade sobre o que é interior e o que é exterior, mas ao mesmo tempo os espaços exteriores são intencionalmente diferenciados através da intensificação da vegetação e das cerâmicas não revestidas que, com a sua presença mais material e natural, conseguem criar atmosferas menos domesticadas e construir paisagens em terrenos sem vistas. A organização a partir de ambientes encadeados está totalmente relacionada com a estrutura do edifício, por isso, optou-se pela utilização de um sistema de paredes em concreto armado que reforça materialmente a tipologia. As paredes abraçam todos os espaços e limitam o tamanho e a proporção das aberturas entre eles de modo que a estrutura condiciona radicalmente a experiência do edifício.

Edifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Manuel Reaño Reyes
Edifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de Interiores, Escada
© Manuel Reaño Reyes

A materialidade da cerâmica, as texturas da fábrica, a espessura das paredes, a capacidade de auto regulação da umidade e a sua inércia térmica são experiências que acompanham cada tipo de ambiente. O espaço é a estrutura e a estrutura configura o espaço.

Edifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de Interiores
© Manuel Reaño Reyes
Edifício Cabrera / Angas Kipa - Imagem 29 de 32
Planta - Nível Superior
Edifício Cabrera / Angas Kipa - Imagem 32 de 32
Corte

Uma nova expressividade é alcançada a partir dos diferentes ritmos e texturas. A organização do material e dos espaços procura privilegiar um comportamento passivo do edifício, a começar pelos pátios que garantem a estabilidade térmica, a fachada em chapa perfurada e a vegetação, bem como as paredes divisórias em tijolo.

Edifício Cabrera / Angas Kipa - Fotografia de Interiores
© Manuel Reaño Reyes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chiclayo, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Cabrera / Angas Kipa" [Edificio Cabrera / Angas Kipa] 14 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978379/edificio-cabrera-angas-kipa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.