-
Arquitetos: Maud Caubet Architects, Quadri Fiore Architecture
- Área: 70000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Nicolas Trouillard
-
Fabricantes: Balsan, Bilton, CLIPSO, Concrete LCDA, Cotto d'Este, Goyer, HUBLER, HUOT, Kasso, LAHAYE Granite, LINDER, Lited, Metalyapı, iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na esquina da avenida Aimé Césaire e da avenida principal da La Défense, o grande monólito branco revela belas asperezas através do jogo entre a madeira e do vidro antes de propor uma entrada emblemática que é, ao mesmo tempo, gigantesca e reconfortante, como a entrada de uma caverna.
Invocando nossos instintos primordiais, a entrada do Origine nos acolhe e nos abriga, convidando-nos a descobrir um salão de madeira inundado por luz zenital.
O Origine assume o desafio técnico de modernizar a arquitetura de madeira para volumes contemporâneos graças a uma estrutura de 8 andares em madeira-metal-concreto, bem como a um design de interiores e a um projeto paisagístico intimamente ligados.
O projeto foi concebido com uma abordagem bioclimática. Ele incorpora energia geotérmica, conexão a redes de aquecimento urbano, painéis fotovoltaicos integrados, luz natural e recuperação de águas pluviais.
O centro de energia, que gerencia o armazenamento e distribuição de eletricidade, assim como seu projeto e execução utilizando maquete digital (BIM), também fazem do Origine um edifício inteligente de última geração.
A natureza é uma parte integrante do projeto. O Origine tem quase 6.500 m² de áreas ajardinadas. As loggias, os terraços e os espaços de circulação generosos, que favorecem as trocas informais, assim como os cuidados com a acústica e a luz, contribuem para esta busca de bem-estar no trabalho.