-
Arquitetos: QOZ Arquitetos
- Área: 20 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Felipe Araújo, Carolina Mossin
-
Fabricantes: Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirado no tema da CasaCor deste ano, “Casa Original”. O nome Eido foi o escolhido por ser um termo utilizado comumente nas aldeias portuguesas para referir-se a um recinto descoberto, de proporções pequenas anexado a casa matriz.
Com o objetivo de refletir a morada, um ato intrínseco do ser humano desde os primórdios, que apesar de ter sofrido mutações ao longo dos séculos, conserva no seu íntimo muitas das suas características. Após vivenciar todas essas mudanças recentes no âmbito global é inevitável repensar a maneira como estamos habitando o nosso planeta terra e para nós só é possível propor algo inovador tendo conhecimento do passado e das nossas origens para poder propor algo novo e verdadeiro.
O projeto nasce da junção de dois volumes, um curvo e outro retangular, através de uma linda pérgola, que deu origem a um pátio interno. O jogo de volumes traz uma brincadeira de luz e sombra que se transfigura para uma arquitetura limpa e contemporânea, marcada pela junção entre elementos que se integram pela composição de diferentes texturas convergindo em uma única linguagem.