-
Arquitetos: The Design Room
- Área: 3200 ft²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Out of Focus
-
Fabricantes: Dtale, Duravit, Hafele, Laterite blocks, Legrand, The Purple Turtles, Zebra Blinds
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno de aproximadamente 600 m² tinha uma casa existente, um armazém e várias árvores e estava localizado dentro de um raio de um quilômetro da praia de Kollam em Kerala. A proximidade com o mar, aliada às condições climáticas úmidas da região, encorajou-nos a aderir a uma planta aberta. A ideia era projetar uma casa com eficiência energética que se beneficiasse de fenômenos naturais como ventilação cruzada, resfriamento passivo, iluminação natural, etc. A planta e o volume dos espaços foram, portanto, trabalhados cuidadosamente para melhorar a eficiência dos espaços construídos que combina perfeitamente com o exterior.
Um estudo consciente foi feito para reter toda a vegetação existente no local e para inserir o espaço construído de forma adequada. A ideia de um grande pátio central surgiu como uma solução de design para manter as árvores adultas no coração do local. Posteriormente, os espaços construídos foram desenvolvidos ao redor do pátio, o que garantiria o fluxo ininterrupto de ar fresco e conectaria visualmente a todos os espaços da casa. Detalhes apropriados como paredes falsas perfuradas e volumes duplos foram incorporados nos lados sul e oeste da casa, para criar espaços interiores mais frios e termicamente eficientes. O layout interno dos cômodos foi meticulosamente projetado para uma circulação e movimentação eficazes pela casa. O design interior também complementa a abertura da planta e tem um estilo minimalista de design. Os materiais utilizados foram escolhidos com cautela considerando a disponibilidade nas proximidades e os efeitos térmicos nos espaços interiores.
Os tijolos de laterita de Kannur foram usados extensivamente com detalhes de construção precisos, como um substituto para o revestimento das paredes externas. Os telhados suspensos foram incorporados para reforçar o resfriamento passivo dos interiores e como uma estrutura que pode ocultar os painéis solares instalados neles. O esquema paisagístico da residência reconhece a vegetação existente e tenta confundir os limites da estrutura construída. Ele pretende criar espaços interessantes que ficam quase invisíveis e misturam-se modestamente com suas adjacências. A lista de plantas foi compilada conscientemente em resposta às condições de cultivo e às exigências estéticas do cliente. A efemeridade e a variação sazonal da paisagem conferem entusiasmo e conforto aos espaços construídos.