- Área: 142 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Haruo Mikami
-
Fabricantes: Hunter Douglas, As pintoras, AutoDesk, Bontempo, Chaos Group, Guilherme Wentz, Hill House, Jader Almeida, Lamp Gras, Líder Interiores, SABBIA, Sabrina Najar, Trimble Navigation, Vallori Dessine
Descrição enviada pela equipe de projeto. Conciliar referências de duas cidades com enorme importância arquitetônica foi o ponto inicial deste projeto localizado em Brasília, Distrito Federal. Parte da família vive atualmente em Chicago, nos Estados Unidos, enquanto a proprietária permanece no cerrado ao lado de um dos três filhos do casal. Apesar de novo, o apartamento de 142m² no Noroeste precisou de alguns ajustes no layout para se adequar à rotina dos moradores. Duas das quatro suítes originais, por exemplo, foram convertidas em um grande quarto com closet generoso e dois banheiros, solução prática e moderna. A área social perdeu paredes em nome da integração com a cozinha. Agora, a península de granito preto escovado conta com um painel que combina uma folha fixa e outras duas de correr para fechar o espaço em dias mais formais.
Os armários com estrutura de serralheria aparente contrastam com o frontão de ladrilho hidráulico e avançam até a área de serviço, espaço que também se abriu e ficou livre de divisórias. Fazendo a conexão entre o trecho de serviços e a área social está o marcante trabalho de pintura especial - com efeito idêntico ao de fôrmas de concreto moldado. O projeto luminotécnico merece atenção. Uma demanda das arquitetas Laísa Carpaneda,Flávia Nasr e Taiza Greca culminou no desenvolvimento de um produto inédito no mercado. Ao redor do louceiro, onde existe um pequeno canto de estar, a dupla planejou uma moldura de luz utilizando telas tensionadas em formato de U invertido. O mesmo acabamento da marcenaria deste espaço, com padrão semelhante ao granito bruto, se repete na estante da TV. As desenhar um espaço acolhedor que pudesse reunir família e amigos, as arquitetas previram uma estrutura metálica no teto da sala para suportar o painel ripado que contorna o ambiente. Há sistemas de automação para conectar equipamentos de som e cortinas.
Persianas escuras e um paisagismo divertido com mandacarus completam o cenário. Na área íntima, a paleta de cinza, preto e madeira segue firme. A exceção é feita para o quarto da filha, que ganhou um toque suave de rosa na parede de estuque. Junto das cabeceiras das camas, pendentes elegantes complementam a luz geral. A atenção aos detalhes fica ainda mais evidente aqui: o equipamento de ar condicionado foi adesivado para seguir o mesmo tom dos espelhos de luz; uma bancada de apoio se abre no closet para dar uma providencial ajuda na arrumação de malas. A opção torna a preparação de viagens mais práticas - ótimo recurso para que os moradores queiram sempre voltar logo para casa.