-
Arquitetos: Camarim Arquitectos
- Área: 205 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Nelson Garrido
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado a poucos metros do Jardim do Príncipe Real em Lisboa, este lote de 41m² permite a construção de um pequeno edifício urbano com 5 pisos destinado a habitação para uma família.
A exiguidade do terreno levou-nos a uma organização em que cada piso tem uma função e uma disposição diferentes e todos comunicam através de um átrio vertical de geometria variável, proporcionando um percurso cadenciado e progressivo, banhado por luz natural. Além das suas qualidades espaciais, o átrio funciona como uma chaminé térmica para arrefecimento passivo durante a Primavera e o Verão e permite uma renovação de ar constante durante todo o ano.
O revestimento da fachada resulta de uma abordagem contemporânea ao azulejo do edifício anterior, que estava em avançado estado de degradação. Definimos um conjunto de regras para transformar o motivo decorativo do azulejo original num padrão abstracto que se materializa em 3 media distintos: uma base de azulejo liso, um corpo de azulejo com baixo-relevo e um entablamento de metal perfurado, permeável à luz.
A dificuldade de instalação de um estaleiro de obra convencional num terreno tão pequeno levou-nos a optar por um sistema de construção de aço leve - LSF - que tem um desempenho térmico e acústico excelente. É o primeiro edifício construído com este sistema em Lisboa.