Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura

Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, PrateleiraEscritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada, Madeira, Cozinha, Cadeira, Iluminação, VigaEscritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Escada, CorrimãoEscritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraEscritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gisele Rampazzo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amanda Lopes Rodrigues, Amorim, Andra Iluminação, AutoDesk, Cortinas Carmelita, Fernando Jaeger, Leroy Merlín, Marcenaria Made Marchi, PD Maquetes, Tokstok, Trimble Navigation, Via Narte Revestimentos
  • Arquitetas Responsáveis: Bruna Giannini, Júlia Cabrera
  • Equipe De Projeto: Bruna Giannini, Júlia Cabrera
  • Colaboradores: Marcenaria Made Marchi
  • Cidade: Aclimação
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Bancada, Janela
© Gisele Rampazzo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da sede do escritório Macaxá Arquitetura nasceu com o intuito de refletir em seu próprio espaço, além da identidade do escritório, os principais conceitos que as arquitetas acreditam serem importantes para a criação de espaços leves e aconchegantes.

Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Prateleira
© Gisele Rampazzo

O escritório, localizado no fundo de uma escola no bairro da Aclimação, possui dois pavimentos, o que auxiliou na organização do programa, e uma planta triangular que foi o principal desafio do projeto.

Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Gisele Rampazzo

Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada, Madeira, Cozinha, Cadeira, Iluminação, Viga
© Gisele Rampazzo

No térreo, a ideia foi integrar todo o ambiente a partir da demolição da parede central que dividia o espaço. Em meio a planta livre, a decisão foi minimizar as quinas do imóvel a partir de desenhos de marcenarias que as preenchessem e ocupar o máximo possível o perímetro, deixando o centro livre para a mesa de reunião. O antigo piso também foi deixado de lado, dando lugar ao cimento queimado que compõe a entrada, todo o térreo e chega ao piso superior.

Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Pia, Banheiro, Janela
© Gisele Rampazzo

Além disso, a vontade de definir uma identidade para o espaço refletiu na materialidade escolhida para o escritório. Uma das paredes e as vigas foram descascadas trazendo dois novos materiais e texturas para o espaço: o tijolo e o concreto.  

Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Escada, Corrimão
© Gisele Rampazzo

Outro elemento importante no imóvel e que permaneceu após a reforma foi a escada helicoidal. Para não fazer grandes alterações na estrutura da casa a ideia foi apenas restaurá-la para que trouxesse mais cor à entrada do escritório.

Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Gisele Rampazzo

O pavimento superior acompanhou a linguagem e principais conceitos pensados para o térreo. Da mesma forma mantivemos o perímetro ocupado, dessa vez com mesas de trabalho, estante e espaços de estar. Além disso, o desejo de trazer luz para o interior do escritório norteou a decisão de substituir um antigo móvel embutido na parede por uma extensa janela vertical.

Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Gisele Rampazzo

Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Gisele Rampazzo

Por fim, optou-se por realizar uma reforma total no banheiro, mantendo apenas a janela existente. Realocamos todas as instalações hidráulicas e seguindo as premissas dos demais ambientes, as quinas também foram peças chave, uma delas foi ocupada pelo tampo em pedra e a outra por uma marcenaria de apoio que ajudou também a diminuir a visual profunda causada pela planta triangular. O piso ganhou um ladrilho hidráulico azul claro e as paredes foram parcialmente revestidas com uma cerâmica quadrada que ganhou destaque com o rejunte na cor terra.

Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira, Janela
© Gisele Rampazzo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aclimação, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Macaxá Arquitetura / Macaxá Arquitetura" 01 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932979/escritorio-macaxa-arquitetura-macaxa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.