Renovação da Fachada / UNStudio

Renovação da Fachada / UNStudio - Imagem 3 de 10
© Eva Bloem

Renovação da Fachada / UNStudio - Imagem 2 de 10Renovação da Fachada / UNStudio - Imagem 3 de 10Renovação da Fachada / UNStudio - Imagem 4 de 10Renovação da Fachada / UNStudio - Imagem 5 de 10Renovação da Fachada / UNStudio - Mais Imagens+ 5

  • Arquitetos: UNStudio
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eva Bloem
  • Equipe De Projeto: Ben van Berkel, Astrid Piber with Ger Gijzen, Marc Salemink, Sontaya Bluangtook and Lars van Hoften, Pauline Caubel, Paul Challis, Tiia Vahula
  • Clientes: Warenar Real Estate – Warenar developed and owns Crystal House, the Hermes Boutique
  • Engenharia De Fachada: ARUP
  • Engenharia Estrutural: Brouwer en Kok
  • Projeto Executivo: Gietermans & Van Dijk Architecten B.V.
  • Construtora: Wessels Zeist b.v.
  • Execução De Fachada: Octatube Nederland b.v.
  • Cidade: Amsterdã
Mais informaçõesMenos informações
Renovação da Fachada / UNStudio - Imagem 7 de 10
© Eva Bloem

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada e pleno coração da cidade de Amsterdã, entre a praça dos museus e o Vondelpark, a PC Hooftstraat é a rua mais luxuosa da capital holandesa. Inspirados por este contexto imerso em arte e alta costura, os arquitetos do UNStudio desenvolveram um projeto de reforma para a fachada da The Looking Glass, com um desenho que procura reinventar o próprio conceito da loja. A nova fachada do número 138 da Hooftstraat é uma celebração da arte têxtil, tanto em sua forma quanto em função; os enormes painéis de vidro curvo que vestem a fachada da loja simulam a leveza do tecido, como um vestido leve que balança com o movimento do corpo. Esta configuração da fachada de vidro funciona como uma espécie de cortina, ocultando e revelando as últimas novidades no mundo da moda à medida que os pedestres passam pela rua.

Renovação da Fachada / UNStudio - Imagem 2 de 10
© Eva Bloem

Em um gesto fluido, moda e arquitetura se fundem para celebrar a plasticidade da geometria das peças mais sofisticadas da alta costura, criando uma fachada que é tanto estética quanto prática. Tudo isso respeitando as linhas originais da fachada de três janelas de um edifício histórico da cidade de Amsterdã. A loja propriamente dita ocupa todo o espaço térreo do edifício e está diretamente conectada com o espaço da rua Hooftstraat, os pavimentos superiores, por sua vez, foram transformados em um apartamento de luxo. O UNStudio foi responsável pelo projeto de fachada e também pelo desenho dos interiores.

Renovação da Fachada / UNStudio - Imagem 6 de 10
© Eva Bloem

As esbeltas vitrines da fachada funcionam como um elemento de conexão entre o espaço público da loja no térreo e o programa mais reservado dos demais pavimentos. Os três grandes painéis de vidro estrutural foram pré-fabricados e montados no local. Silicone estrutural foi utilizado para soldar os painéis de vidro curvo e plano, os quais encontram-se emoldurados por montantes de aço inox formando uma caixa de vidro. Cada uma das caixas destas caixas conta com uma estrutura oculta de aço utilizada para o travamento da estrutura para fins de proteção e transporte.

Renovação da Fachada / UNStudio - Imagem 4 de 10
© Eva Bloem

Após a instalação das vitrines, uma camada rígida de isolamento é adicionada sobre um painel de GRC acoplado às caixas de vidro. Este painel é então recoberto com tijolos semelhantes ao edifício existente. Uma junta metálica serve para separar e definir os limites entre a antiga estrutura e a nova intervenção. As juntas de silicone de 8 mm, inseridas entre os perfis de borda e os painéis de vidro, permitem ajustar pequenas imprecisões resultantes do processo de fabricação, enquanto os perfis de aço servem para proteger as bordas dos painéis de vidro ao mesmo tempo que funcionam como um elemento de transição entre a complexa geometria dos painéis e a sobriedade da estrutura do edifício.

Renovação da Fachada / UNStudio - Imagem 8 de 10
© Eva Bloem

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amsterdam, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Renovação da Fachada / UNStudio" [The Looking Glass Facade Renovation / UNStudio] 24 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930382/renovacao-da-fachada-unstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.