IV Encontro Nacional de Ensino de Estruturas em Escolas de Arquitetura

O IV ENEEEA visa discutir o ensino de estruturas nas escolas de arquitetura abordando os sistemas estruturais tradicionais e inovações, a integração com as disciplinas de projetos arquitetônicos, como também com as demais atividades didáticas previstas nos projetos pedagógicos dos cursos.

A proposta da quarta edição do encontro, tem além dos objetivos observados acima, abordar como tema central o canteiro experimental e os impactos das novas tecnologias e fabricação digital no ensino de estrutura nas escolas de arquitetura.
Para poder alcançar tais objetivos, o evento está estruturado em três momentos distintos:

1. Uma oficina de discussão do tema de canteiro experimental, buscando trazer alguns modelos que servirão como balizadores do debate pretendido. Ocorrerá entre os dias 23 e 26 de maio nas instalações do Centro de Artes e Comunicações (CAC-UFPE);

2. O Encontro, que reunirá professores - arquitetos e engenheiros -, e estudantes envolvidos na discussão sobre o ensino de estruturas em escolas de arquitetura.

Na programação constam as atividades que acontecerão entre os dias 27 e 29 de maio, como a Conferência de Abertura, cujos palestrantes serão os professores João Marcos Lopes (IAU-USP), Lula Marcondes (UNICAP) e Tomaz Lotufo (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo); oito Mesas, apresentação de posteres e três Palestras de convidados internacionais. As mesas reunirão trabalhos selecionados pela comissão científica, composta por profissionais reconhecidos da área, distribuídas em três subtemas: 1. O ensino de estruturas em escolas de arquitetura e o canteiro experimental: estratégias pedagógicas; 2. Projetar, estruturar e construir: um ato de tectônica; 3. Makers: as transformações nos recursos pedagógicas, provocados pela modelagem e fabricação digital.

A dinâmica de funcionamento das Mesas obedecerá a um esquema diferente, sem apresentações orais de trabalhos. Cada mesa de discussão será previamente preparada (leitura prévia dos trabalhos e formulação de questões de provocação) por um moderador escolhido pela Comissão Organizadora. Desse modo, pouparemos os tempos de apresentação, de forma a possibilitar mais tempo para a discussão dos trabalhos e temáticas.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "IV Encontro Nacional de Ensino de Estruturas em Escolas de Arquitetura" 08 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928058/iv-encontro-nacional-de-ensino-de-estruturas-em-escolas-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.