Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos

Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Janela, Fachada, AidoCasa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Mesa, Viga, Cadeira, JanelaCasa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Imagem 4 de 26Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Banheira, Viga, Banheiro, Pia, JanelaCasa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 21

Brasilia, Brasil
  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Deca, Docol
  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho, Matheus Seco
  • Coautor: Victor Machado
  • Engenharia: Grid Engenharia
  • Colaboradores: Fernando Pauro
  • Cálculo Estrutural: Engenheiro André Torres
  • Projetos De Instalações: Grid Engenharia
  • Cidade: Brasilia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Janela, Porta, Fachada, Jardim, Aido
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escassez de mão de obra especializada e o baixo desenvolvimento da indústria de construção civil são parte da realidade que influencia nossa forma de trabalhar em Brasília. Deste modo, consideramos que a imperfeição e a imprecisão inerentes ao método tradicional de construção largamente utilizado na região são qualidades que podem ser aliadas à liberdade de experimentação “low-tech” da construção artesanal brasileira. Neste projeto experimentamos uma forma alternativa de articulação entre dois elementos convencionais da construção civil brasileira: a estrutura de concreto moldada “in loco” e a laje pré-moldada de concreto e tijolo cerâmico. As premissas adotadas foram a utilização de materiais de baixo custo e a adoção de soluções com baixa necessidade de manutenção.

Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Haruo Mikami
Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Imagem 22 de 26
Planta
Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Mesa, Viga, Cadeira, Janela
© Haruo Mikami

A estrutura da casa é composta por dez pórticos idênticos em concreto aparente com vãos de 760cm, distantes 300cm entre si e conectados por lajes volterranas compostas por vigotas treliçadas de concreto e tijolos cerâmicos furados. A modulação proporcionou uma obra com execução simples de acordo com a mão-de-obra disponível e o limite de custo estabelecido inicialmente. As lajes foram conectadas aos pórticos através de um método experimental feito na obra e que permitiu que as vigotas pré-moldadas ficassem alinhadas com a face inferior da viga principal de concreto armado do pórtico. Dessa forma, as lajes ficam “penduradas” nas vigas, ao invés de apoiadas nelas.

Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Janela, Fachada, Aido
© Haruo Mikami

Todos os pilares dos pórticos foram concretados conjuntamente. O friso em baixo relevo no topo dos pilares marca a primeira etapa de concretagem. Em seguida, as partes da armadura inferior das vigas dos pórticos correspondentes à espessura da laje foram concretadas junto com as lajes volterranas. Ferragens extras para ancoragem entre viga e laje foram deixadas a cada 30cm e uma contenção do tipo fôrma longitudinal em compensado de madeira foi posicionada ao longo de toda sua extensão. O restante das vigas invertidas foi concretado menos de doze horas depois da primeira concretagem, o que é permitido segundo a normas brasileiras (ABNT) para que as duas “etapas” das vigas fiquem solidarizadas em uma só.

Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Fachada, Jardim, Aido
© Haruo Mikami
Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Imagem 25 de 26
Isométrica - Geral
Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Fachada, Jardim
© Haruo Mikami

As grandes áreas de lajes mistas alinhadas pela face inferior das vigas dos pórticos alternam-se com pequenos trechos de laje maciça de concreto alinhadas por sua face superior. Enquanto as primeiras estão voltadas para o jardim e conformam o teto dos quartos, garagem e sala, para onde se abrem esquadrias de piso a teto, os trechos de laje maciça conformam os tetos de banheiros e serviços, numa variação de pé-direito que permite a criação de janelas altas voltadas para o fundo do terreno, encaixadas entre as paredes e vigas.

Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos - Imagem 4 de 26
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos" 23 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922479/casa-dos-porticos-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.