Londres inaugura a primeira etapa do parque linear projetado por Diller Scofidio + Renfro

A primeira fase do parque linear projetado por Diller Scofidio + Renfro em Londres acaba de ser inaugurada. Desenvolvido em parceria com o escritório londrino de arquitetura Neiheiser Argyros, o primeiro parque linear de Londres está implantado na península de Greenwich às margens do Tâmisa na zona leste da capital britânica. Chamado de "The Tide", o parque linear é mais um espaço de lazer aberto à comunidade local, contando ainda com uma série de instalações urbanas e obras de arte de rua, oferecendo um ambiente agradável e acessível a todos.

Londres inaugura a primeira etapa do parque linear projetado por Diller Scofidio + Renfro - Mais Imagens+ 3

East Riverfront Rendering by Uniform

Projetado em colaboração com os paisagistas da GROSS.MAX, o parque linear The Tide conta com uma plataforma elevada, uma espécie de um trampolim que se projeta em direção ao rio. Esta estrutura suspensa conta com um deque de observação de madeira, o qual se eleva sobre uma paisagem verde e árvores nativas, proporcionando aos visitantes um momento de pausa no dia-a-dia da grande cidade, um mirante para o Tâmisa e o centro de Londres. O primeiro trecho do parque linear conta com uma série de passagens elevadas a nove metros de altura que parecem fluir organicamente por entre as árvores e esculturas gigantes criadas pelos artistas Damien Hirst e Allen Jones. Além disso, o mais novo parque urbano assinado pela DS+R conta ainda com um jardim rebaixado e uma mesa de piquenique ao ar livre com 27 metros de comprimento e um pier sobre o rio Tâmisa. O parque linear de Greenwich se transforma em um momento de descontração em meio a esta paisagem densa e comprimida pela verticalidade de seus edifícios.

The Tide. Imagem © Charles Emerson
The Tide. Imagem © Charles Emerson

Um dos principais responsáveis pelo projeto e sócio da Diller Scofidio + Renfro, Benjamin Gilmartin, disse que “com a inauguração da primeira fase do The Tide, Londres contará com uma nova tipologia de parque urbano que futuramente, conectará todos os bairros ao longo do Greenwich oferendo uma vibrante rede de espaços públicos, ativados por instalações e obras de arte urbana, restaurantes e áreas de lazer ao ar livre. Neste primeiro trecho, vinte e oito plataformas suspensas de aço definem uma segunda camada de espaços públicos, o primeiro parque elevado de Londres. No térreo, a plataforma elevada abriga uma série de portais e áreas para mesas e cafés. Percorrendo os mais de cinco quilômetros do The Tide, os londrinos poderão experimentar um percurso espacial único, que vai da vida cotidiana do leste de Londres e o burburinho do coração de um dois bairros mais agitados da capital até o sussurro meditativo dos barcos e das ondas na beira do rio Tâmisa”.

The Tide. Imagem © Jeff Moore

Como a equipe de arquitetura afirma, o The Tide irá crescer ao longo dos próximos anos, conectando todos os bairros do Greenwich em um percurso contínuo de mais de cinco quilômetros de extensão. As listras pretas e brancas que marcam o caminho ao longo do parque linear criam uma identidade visual clara e uma sensação dinâmica de ritmo, mas um ritmo não apenas físico como as ondas na superfície da água mas também como ondas culturais que penetram e ecoam no interior do bairro. O “The Tide trará para Londres uma nova forma de experimentar os espaços públicos de nossa cidade”, comentou Kerri Sibson, diretora do distrito da Península de Greenwich. “Este arrojado projeto de arquitetura e paisagismo servirá para reaproximar as pessoas, o The Tide inspirará a população do Greenwich através da arte pública e proporcionará novos espaços de lazer ao ar livre e juntos à natureza e o nosso querido Tâmisa. E o que é mais importante, acessível a todos.”

The Tide. Imagem © Charles Emerson

Diversas esculturas monumentais e obras de arte de rua encontram-se instaladas ao longo do percurso do The Tide. O artista britânico que já morou no Greenwich, Damien Hirst, foi um dos convidados a participar do projeto desenvolvendo duas mega estruturas que fazem referência à paisagem litorâneas do bairro: Hydra & Kali e Mermaid from Treasures from the Wreck of the Unbelievable. Além de Hirst, um dos artistas pop mais renomados do Reino Unido, Allen Jones, foi contratado para criar uma obra de arte site specific. A sua escultura vermelha de oito metros de altura chamada de Head in Wind foi projetada para ser vista desde cima, convidando os espectadores a interagir com o espaço e descobrir novas perspectivas do seu próprio bairro. Chegando até a passarela elevada do The Tide, os visitantes se deparam com uma instalação criada por Morag Myerscough - Siblings - a qual ilumina os arcos do The Tide com projeções gráficas. Para finalizar esta seleta lista de artistas, a dupla de arquitetos Heather Peak e Ivan Morison do Studio Morison foram os responsáveis pela criação da enorme mesa escultórica do parque, convidando os visitantes a interagir e compartilhar o espaço público.

Com a inauguração desta primeira etapa, um percurso temporário de 3 km foi aberto para que os visitantes possam passear e ter uma idéia do todo. Quando o parque estiver finalmente concluído, o The Tide contará com mais de 5 km de extensão.

Via Diller Scofidio + Renfro

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Londres inaugura a primeira etapa do parque linear projetado por Diller Scofidio + Renfro" [DS+R's New Linear London Park Opens to the Public] 12 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920820/londres-inaugura-a-primeira-etapa-do-parque-linear-projetado-por-diller-scofidio-plus-renfro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.