Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix

Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - Cama, Dormitório, JanelaCasa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - Sofá, Mesa, VigaCasa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - MesaCasa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - JanelaCasa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - Mais Imagens+ 30

Cidade Jardim, Brasil
  • Arquitetos: Studio Otto Felix; Studio Otto Felix
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arthus Mármore e Granitos, Blumenfee Floricultura, Carolina Delleva, Di Mármore, Dpot Objetos, Galeria Beto Carrazoni, Galeria Vermelho, Heloísa Crocco, Juliana Maia, Lock Engenharia, Loja Teo, Terra Conttemporânea
Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - Jardim
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Otto Felix, arquiteto conhecido pelas linhas singulares e expressivas que brotam de seus croquis, marca presença na edição de 2019 da CASACOR São Paulo. De maneira única, o profissional traduziu o conceito do evento por meio de uma morada de 250m² que respira traços retos e mistura, harmonicamente, um lado rústico com o suprassumo da contemporaneidade.

Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - Sofá, Mesa, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio

A Casa das Sibipirunas, dividida em living com lareira, cozinha e uma suíte com closet, instiga por um morar mais reflexivo e desconectado, onde a proposta por uma vida mais simples foi estabelecida como referência. Propondo um projeto arquitetônico contemporâneo e que, em termos técnicos, pode ser considerado leve e de fácil execução, a residência foi baseada em três elementos principais: vidro, gesso e travertino romano. A forte presença desses materiais reinventa o conceito de casa de campo e traz uma releitura muito mais moderna, minimalista e afamada. Criada por meio de peças estruturais, ou comumente chamadas de vigas metálicas, com fechamento em vidro nos espaços remanescentes, a morada teve a obra executada pela Lock Engenharia, e se integra com duas árvores que já existiam no local, a quais de maneira poética e orgânica, batizaram o ambiente.

Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - Cadeira, Pilar, Pátio
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Planta
Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - Fachada, Pilar
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Logo na entrada, o visitante é guiado por uma passarela em madeira e um jardim rico em verde, proporcionando uma recepção tropical, rica em bossa e contemplação. O paisagismo, assinado por Daniel Nunes, ainda é perpetuado pelos interiores, graças à arquitetura transparente desenhada por Otto. O teto, em gesso ripado, permite a entrada de luz solar e cria uma brincadeira interessante de luz e sombra. Durante a noite, a iluminação que permeia os pilares da construção cria uma atmosfera cênica e destaca a estrutura do ambiente. Já o living conta com uma lareira, que acolhe e exibe pelo fogo, um elemento vital que contrasta passado e presente. O tapete da By Kamy delimita o local, quebrando o paradigma na apresentação e divisão dos espaços, que conversam entre si com os móveis cuidadosamente selecionados e dispostos com proporções análogas de conforto e sofisticação.

Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - Mesa, Janela, Cadeira, Pilar
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Sendo assim, o mobiliário é um capítulo à parte: elegante e sóbrio, com tons mais escuros e quentes, e que interagem com o resto da composição do projeto. A mesa de jantar com pés de latão e tampo de granito café imperial rústico, por exemplo, é um desenho original do profissional. Para amarrar o conceito de maneira ímpar, o arquiteto utilizou elementos e obras que já existiam, ou que foram criadas especialmente para a mostra, de artistas locais. Vasos cerâmicos, de Cacá Deleva, tapeçarias feitas por Juliana Maia, e rendelismo de Tida Ricco, por exemplo, completam a narrativa. Além disso, quadros com molde em gesso, ainda de Cáca, criam uma intervenção artística que nos remete à infância e a tempos mais simples, por meio de elementos como bonequinhos, rolo de macarrão e flores.

Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - Pilar
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Cada um com suas singularidades, transpassa a fragilidade das épocas. Inspirado pelas soluções das décadas de 40 e 50, Otto trouxe como referência os pisos de cerâmica vermelha muito encontrados em construções antigas da cidade de São Paulo. O que era moda na época e vendia mais do que as próprias peças de ladrilho, acabou sendo esquecida e substituído. O arquiteto, então, recriou a paginação com cacos de Travertino Romano, proveniente do reaproveitamento de sobras de uma marmoraria. Além de apresentar uma das facetas sustentáveis do projeto, ainda constitui a bancada da cozinha minimalista, a tornando uma espécie de ruína que se confunde com uma intervenção artística.

Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - Fachada, Pilar
© Denilson Machado – MCA Estúdio

As portas de serralheria, guardam os eletrodomésticos e armários de maneira sútil e elegante. A máster suíte também possui peças de design autoral, como a cabeceira e a base da cama, além do amplo closet revestido em camurça suede, dividido entre nichos e prateleiras. O banheiro segue o conceito de ruína e nasce de modo orgânico do chão, emoldurando o box e a cuba Deca. Um grande espelho surgindo ao fundo cria a sensação de estarmos vendo um sol nascendo ou se pondo, dependendo do momento que é visto, e completa o décor de fino toque.

Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - Cama, Dormitório, Janela
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Corte 1
Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix - Imagem 28 de 35
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix" 20 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919165/casa-das-sibipirunas-studio-otto-felix> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.