Berlim em miniatura: vídeo faz capital alemã parecer uma maquete vista de cima

MiniLook Berlin from Okapi on Vimeo.

Na correria do dia-a-dia, deslocando-se continuamente entre a casa e o trabalho, deixamos de prestar atenção nos detalhes que nos cercam. Pensando nisso, o Okapi Creative Studio criou "MiniLook Berlim", um vídeo que pretende reapresentar a cidade à seus moradores. Utilizando uma técnica de stop-motion e tilt-shift, o vídeo faz o tempo parar e a cidade parecer uma maquete, destacando as banais cenas cotidianas e imagens pitorescas da natureza, ainda que o pano de fundo esteja repleto de edifícios que todos nós conhecemos.

Screenshot from MiniBerlin. Image © Okapi Creative Studio

Um dos principais cenários da cidade é o Gendarmenmarkt, uma praça pública cercada por jóias da arquitetura. Através do vídeo, vemos a escadaria de entrada da famosa Konzerthaus, um dos mais importantes projetos desenvolvidos por Karl Friedrich Shinkel entre 1818 e 1821. Este imponente teatro, assim como os outros edifícios ao redor da Gendarmenmarkt, foram severamente danificados na Batalha de Berlim durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruídos a partir de 1977. Enquanto o interior foi adaptado em um estilo neoclássico, a restauração exterior seguiu à risca todos os detalhes do projeto original de Shinkel. Importante destacar também o Checkpoint Charlie, o principal portão de passagem entre os dois mundos divididos pelo Muro de Berlim, o qual tornou-se um dos maiores símbolos da Guerra Fria, além do próprio Museu da Guerra Fria, o BlackBox, que apresenta exposições autênticas da época.

Konzerthaus in Gendarmenmarkt

A icônica Fernsehturm, a estrutura mais alta da Alemanha, aparece em alguns planos do vídeo. Construída na década de 1960 como um símbolo do poder comunista, a torre de televisão de Berlim continua dominando o skyline da capital, incluindo um mirante de observação e um restaurante panorâmico. Embora não apareça em primeiro plano, outro importante marco de Berlim, o Reichstag, também pode ser visto à distância em alguns momentos. O histórico edifício foi inaugurado primeiramente em 1894 e totalmente restaurado um século depois, durante os anos 1990. Compondo o novo Reichstag, a grande cúpula de vidro projetada por Norman Foster pode ser facilmente reconhecida no vídeo. Do alto de suas passarelas é possível ter uma visão de 360 graus dos arredores da capital alemã. E para aqueles que não estão planejando uma viagem para Berlim, é possível admirar esta impressionante estrutura desde cima neste agradável vídeo da Okapi Creative Studio.

Reichstag

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Berlim em miniatura: vídeo faz capital alemã parecer uma maquete vista de cima" [Berlin in Miniature: Tilt-Shift Video Transforms Perspective on the German Capital] 20 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909603/berlim-em-miniatura-video-faz-capital-alema-parecer-uma-maquete-vista-de-cima> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.