Conheça o interior das Capelas do Vaticano na Bienal de Veneza com este vídeo do Spirit of Space

Norman Foster. Imagem Cortesia de Foster + Partners

A Cidade do Vaticano participou da Bienal de Arquitetura de Veneza pela primeira vez este ano, convidando o público a explorar uma sequência de capelas exclusivas projetadas por renomados arquitetos, incluindo Norman Foster, Eduardo Souto de Moura e Carla Juaçaba. Localizadas nos bosques que cobrem a ilha de San Giorgio Maggiore, as obras oferecem interpretações da capela de 1920 de Gunnar Asplund, no Woodland Cemetery, em Estocolmo, um exemplo inspirador de arquitetura memorialista modernista, ambientado em um contexto similarmente arborizado.

Um novo vídeo produzido pela Spirit of Space oferece um breve tour virtual pelas estruturas que compõem o pavilhão da Santa Sé, permanecendo em cada uma delas apenas o tempo suficiente para mostrar diferentes ângulos e vistas. À medida que o público circula pelas capelas é possível perceber uma ideia do percurso em cada ambiente.

O ritmo acelerado do vídeo ajuda os projetos a unirem-se para parecer uma experiência única coesa, enquanto oferece ainda mais informações sobre cada projeto individual do que uma série de fotos poderia transmitir. A música ambiente suave adiciona uma trilha sonora calma ao vídeo, mas também não adiciona informações cruciais, permitindo que a faixa de áudio seja silenciada ao assistir no trabalho, por exemplo.

A procissão de uma capela para a próxima tem a intenção de levar os visitantes a uma jornada ou peregrinação pontuada por encontros arquitetônicos, e o vídeo do Spirit of Space dá aos espectadores um vislumbre da sequência de experiências que o Vaticano escolheu incluir em seu mais recente empreendimento artístico. Para contextualizar melhor cada capela apresentada no vídeo, aqui está um breve guia para os pavilhões da Bienal da Cidade do Vaticano deste ano com indicação do tempo de cada capela no vídeo: 

Eduardo Souto de Moura. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Norman Foster, Reino Unido: 00:04
Direcionando a circulação por um corredor longo e estreito como a procissão que entra em massa na nave de uma igreja, Norman Foster projetou sua capela em forma de túnel facetado, com paredes de tela em madeira que criam efeitos de sombra rítmicos. A caminhada elevada termina em uma vista emoldurada do porto icônico de Veneza.

Eduardo Souto de Moura, Portugal: 00:39
Eduardo Souto de Moura cria uma sequência semelhante de entrada, mas as paredes de alvenaria ciclópicas acrescentam seriedade à experiência em direção à sua luz de fundo.

Asplund Chapel por MAP Architects, EUA: 00:59
Servindo como o ponto de entrada para todo o pavilhão do Vaticano, a estrutura de ardósia do MAP Architects contém informações e desenhos da Woodland Chapel de Asplund para dar aos visitantes uma compreensão da fonte que está sendo interpretada por cada uma das outras instalações.

Andrew Berman, EUA: 01:15
O projeto de Andrew Berman destila a ideia de uma capela às suas ideias subjacentes, criando uma área de estar voltada para o exterior e um único assento abrigado dentro do seu recinto que é iluminado dramaticamente de uma claraboia - atraindo visitantes para uma luz alegórica e desafiadora.

Francesco Cellini, Itália: 01:30
Dois volumes retangulares interconectados sugerem uma relação entre os conceitos universais representados pelo preto e branco. Os pontos de interação física entre o local e os volumes formalmente rígidos também formam planos que criam áreas de assentos e abrigos para os visitantes.

Smiljan Radic, Chile: 01:38
Com uma monumental massa de concreto oca, um teto de vidro e uma pesada porta fora do eixo, a capela de Radic convida os visitantes a entrarem e experimentarem as paredes internas texturizadas e a coluna central de madeira suspensa.

Sean Godsell, Austrália: 02:05
Painéis mecanizados ao longo da massa retangular de Godsell, abertos para atuar como toldos, oferecem acesso ao núcleo oco com vistas ao céu. Os painéis também podem ser fechados para restringir esse acesso e transformar a estrutura em um imponente monólito.

Ricardo Flores & Eva Prats, Espanha: 02:16
Relembrando os tradicionais detalhes e materiais espanhóis, a capela de Flores & Prats de terracota vermelha conduz os visitantes por meio de uma porta em arco. Sua espessa parede e uma plataforma coberta com janelas em ângulos criam projeções interessantes em momentos específicos do dia .

Teronobu Fujimori, Japão: 02:44
Referenciando as típicas capelas de telhados pontiagudos e incorporando detalhes de madeira com técnicas shou sugi ban, o projeto de Fujimori combina convenções católicas com elementos naturais e informais.

Javier Corvalán, Paraguai: 03:06
A capela de Corvalán abraça os visitantes dentro de um anel de aço e madeira, que é suspenso por um tripé de colunas ao longo da sua borda interna. Dentro do anel, o símbolo da cruz é suspenso para que possa ser visto quando os visitantes olham para cima.

Carla Juaçaba, Brasil: 03:18
Em uma interpretação particularmente minimalista de uma pequena capela na mata, Juaçaba usa vigas de aço quadradas espelhadas e fileiras de suportes paralelos de concreto para implicar a forma e o layout interior de um espaço congregacional. A construção do esqueleto maximiza a transparência e a conexão perfeita entre o interior da capela e seu ambiente natural.

10 Chapels in a Venice Forest Comprise The Vatican's First Ever Biennale Contribution

Sobre este autor
Cita: McManus, Jack. "Conheça o interior das Capelas do Vaticano na Bienal de Veneza com este vídeo do Spirit of Space" [Look Inside the Vatican Venice Biennale Chapels in New Video from Spirit of Space ] 03 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899372/conheca-o-interior-das-capelas-do-vaticano-na-bienal-de-veneza-com-este-video-do-spirit-of-space> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.