Louvre Abu Dhabi projetado por Jean Nouvel é inaugurado após uma década de desenvolvimento

Após dez anos de colaboração entre a França e o Emirado de Abu Dhabi, o Louvre Abu Dhabi, de Jean Nouvel, abre esta semana ao público. Localizados na Ilha de Saadiyat e cercado pelo mar, vinte e três galerias e espaços expositivos permanentes, um Museu Infantil, um auditório e um centro de pesquisa estão conectados por passeios marítimos que se encontram sob a icônica cúpula do edifício.

Louvre Abu Dhabi projetado por Jean Nouvel é inaugurado após uma década de desenvolvimento - Mais Imagens+ 6

© Marc Domage

"É bastante incomum encontrar um arquipélago construído pelo homem", sugere Nouvel. "É ainda mais incomum ver que ele é protegido por um guarda-sol que cria uma chuva de luz". O projeto foi concebido como uma "cidade museológica (medina)", combinando a arquitetura tradicional árabe com projeto contemporâneo e engenharia energética de ponta.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A cúpula dupla de 180 metros de diâmetro apresenta uma "geometria horizontal radial e um material têxtil perfurado aleatoriamente, proporcionando sombra pontuada por feixes de sol". Construído a partir de 7.850 estrelas metálicas singulares, a estrutura cria uma "chuva de luz" em movimento sob o sol. De acordo com o arquiteto, estas são "uma reminiscência das folhas de palmeiras sobrepostas dos oásis dos Emirados Árabes Unidos". Ele continua:

© Roland Halbe

O Louvre Abu Dhabi incorpora um programa excepcional no sentido literal da palavra. Sua vocação é agora expressar o que há de universal ao longo dos tempos. Sua arquitetura o torna um lugar de convergência e correlação entre o imenso céu, o horizonte do mar e o território do deserto. Seu domo e cúpula imprimem no espaço a consciência do tempo e do momento por meio de uma luz evocativa de uma espiritualidade própria.

© Marc Domage
© Marc Domage

 

Todos os climas gostam de exceções. Mais quente quando está frio. Mais frio nos trópicos. As pessoas não resistem bem ao choque térmico. Nem as obras de arte. Tais observações elementares influenciaram o Louvre Abu Dhabi. Ele busca criar um mundo acolhedor combinando serenamente luz e sombra, reflexão e calma. Deseja pertencer a um país, à sua história, à sua geografia sem se tornar uma tradução plana, o pleonasmo que resulta em tédio e convenção. Também visa enfatizar o fascínio gerado por encontros raros.

O Louvre Abu Dhabi representa o primeiro museu universal no mundo árabe. Como instituição independente, utilizará o nome do musée du Louvre pelos próximos trinta anos.

Em Construção: Louvre Abu Dhabi / Jean Nouvel

21 Descrição enviada pela equipe de projeto. Todos os climas como exceções. Mais quente quando está frio. Mais frio durante o calor dos trópicos. As pessoas não resistem bem ao choque térmico. Nem as obras de arte. Tais observações elementares influenciaram o Louvre Abu Dhabi.

Timelapse mostra o Louvre Abu Dhabi sendo cercado pela água do mar

Recentemente, a barreira que separava o Louvre Abu Dhabi das águas do Golpo Pérsico foi removida, criando uma nova harmonia entre o museu e seu contexto natural. O edifício, projetado em 2007 por Jean Nouvel, tem inauguração prevista para o fim deste ano.

Imagens do Louvre Abu Dhabi de Jean Nouvel prestes a ser inaugurado

O tão aguardado Louvre Abu Dhabi, projetado pelos Ateliers Jean Nouvel, está prestes a ser inaugurado e as imagens a seguir mostram o edifício metálico em forma de domo nas fases finais de construção. Iniciada em 2009, a obra do museu está quase completa e há rumores de que a filial do famoso museu parisiense será aberta ao público ainda em novembro deste ano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Louvre Abu Dhabi projetado por Jean Nouvel é inaugurado após uma década de desenvolvimento" 07 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883170/louvre-abu-dhabi-projetado-por-jean-nouvel-e-inaugurado-apos-uma-decada-de-desenvolvimento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.