Conheça os vencedores do concurso Archiprix Chile 2017

No quadro da XX Bienal de Arquitectura de Chile, celebrada em Valparaíso, no último sábado, 4 de Novembro, realizou-se a premiação da terceira versão nacional dos prêmios Archiprix Chile 2017, com projetos premiados de jovens arquitetos nacionais, através de três primeiros lugares e duas menções honrosas.

Junto à premiação, a cerimônia contou com uma palestra de Arjan van Timmeren, diretor científico do Instituto de Soluções metropolitanas Avançadas (AMS) em Amsterdã, que abordou os desafios políticos e tecnológicos da economia circular ao desenvolvimento urbano sustentável

Conheça os vencedores do concurso Archiprix Chile 2017 - Mais Imagens+ 23

A cada dois anos, o Archiprix Chile e Archiprix International - criado na Holanda - convocam universidades de todo o mundo que incentivam seus estudantes de Arquitetura a participarem com seus melhores projetos de graduação, a fim que as representem nas versões nacionais e na versão internacional do concurso.

O júri do Archiprix Chile 2017 foi composto por Jeannette Plaut (Presidente do Júri), co-diretora da Constructo; Katherine Cáceres, co-diretora Dum Dum Lab; Pola Mora, Diretora de Conteúdos da Plataforma Arquitectura / ArchDaily em Espanhol; Alberto Texido, Presidente do Colégio de Arquitectos de Chile; e Rodrigo Aguilar, Diretor do Mestrado em Desenho Arquitetônico na Universidade de Santiago do Chile - USACH.

Menção Honrosa

Mención Honrosa: Densificación Cementerio General de Antofagasta. Image Cortesía de Archiprix Chile

Projeto: Regeneração da paisagem nos vales de Valparaíso
Autora: Rafaela Olivares
Instituição: Universidad Diego Portales, Santiago

Memorial: A hipótese propõe o planejamento dos vales de Valparaíso como o método pelo qual poderiam recuperar e regenerar seu valor ecológico, integrando-os no inevitável processo de expansão urbana [...] A principal estratégia é intervir o fluxo de duas maneiras. Escala macro: criação de um parque linear ecológico, através da regeneração da flora nativa e da valorização do seu curso d'água, sendo este último o agente à maioria das atividades relacionadas ao fundo do vale; e micro escala: fornecimento de uma série de artefatos projetuais às atividades coletivas pela escala da vizinhança (feiras, praças com playgrounds, sede social, creches e oficinas). Este sistema de intervenção, como uma acupuntura, é instalado na parte inferior do fluxo, ligado diretamente ao curso d'água, de forma a gerar uma apropriação por parte dos habitantes.

Mención Honrosa: Regeneración del paisaje en las quebradas de Valparaíso. Image Cortesía de Archiprix Chile

Menção Honrosa

Mención Honrosa: Densificación Cementerio General de Antofagasta. Image Cortesía de Archiprix Chile

Projeto: Densificação do Cemitério Geral de Antofagasta 
Autor: Luis Delgado-Rivera
Instituição: Universidad Católica del Norte, Antofagasta

Memorial: Atualmente,  a situação do Cemitério Geral de Antofagasta apresenta um colapso, uma vez que seu crescimento espacial não tem sido semelhante ao crescimento urbano e demográfico da cidade. Portanto, é necessário melhorar, densificar e vincular o atual cemitério com o tecido urbano, estabelecendo um parque memorial, promovendo o diálogo entre a cidade e o espaço de meditação. [...] Em síntese, o projeto é baseado nos fatores que dão o caráter simbólico funeral ao trabalho: memória, rito e lugar, assim como o significado e a importância que a sociedade deu à morte através da arquitetura, no âmbito da religião católica.

Mención Honrosa: Densificación Cementerio General de Antofagasta. Image Cortesía de Archiprix Chile

Terceiro Lugar 

Tercer Lugar: Paisaje en transformación, barrios acuáticos. Image Cortesía de Archiprix Chile

Projeto: Paisagem em transformação, bairros aquáticos
Autora: Daniela Navarro
Instituição: Universidad Andrés Bello, Santiago

Memorial: O projeto formula uma hipótese que aborda o aumento do nível do mar nas cidades costeiras e uma proposta de adaptação que responda à nova paisagem, baseando-se no estudo desse fenômeno e como afetará o território nacional. O campo de ação será a cidade de Viña del Mar, cuja geografia e densidade tornam-a mais afetada, devido o nível do mar que cobrirá sua superfície urbana á 37 metros acima do atual nível do mar, em um período de 85 anos. Neste novo contexto, a visão futura dos assentamentos humanos está localizada onde o planejamento urbano será sistemático à alcançar uma unidade habitável.

Depoimento do Júri: Destaca-se a exploração arquitetônica a enfrentar uma das principais crises mundiais: o aquecimento global, através do planejamento de distritos urbanos futuros e a adaptação dos já existentes, com o objetivo de usar novas superfícies antes da ausência do espaço terrestre .

Tercer Lugar: Paisaje en transformación, barrios acuáticos. Image Cortesía de Archiprix Chile

Segundo Lugar

Segundo Lugar: Museo de la Construcción Naval. Image Cortesía de Archiprix Chile

Projeto: Museu da Construção Naval
Autor: Emanuel Astete
Instituição: Universidad de Chile, Santiago

Memorial: O Museu resgata e acrescenta valor ao navio Piloto Pardo, sendo o primeiro construído no Chile, no qual encontra-se em estado de abandono e deterioração crítica. A estratégia do projeto para exibir o navio, corresponde ao desmembramento deste, isto é, seccionar o navio em suas 4 partes principais: proa, adega, casa e máquina. Desta forma, é possível mostrar o que nunca se vê de um navio: seu interior, sua estrutura e funcionamento interno, suas entranhas. (...) Valdivia é a principal cidade de construção naval do Chile, no entanto, não há um espaço que ligue a comunidade valdiviana à sua tradição e identidade naval. O projeto propõe mostrar à comunidade os processos construtivos dos navios, por meio da exibição de um navio seccionado, tendo como principal objetivo, o fortalecimento e desenvolvimento do vínculo da cidade à sua identidade naval.

Depoimento do Júri: Destaca-se a inovação na proposta de projeto para um equipamento cultural e as operações arquitetônicas realizadas à valorizar o objeto de exibição e resgate: o primeiro navio construído no Chile.

Segundo Lugar: Museo de la Construcción Naval. Image Cortesía de Archiprix Chile
Segundo Lugar: Museo de la Construcción Naval. Image Cortesía de Archiprix Chile

Primeiro Lugar

Primer Lugar: Un escenario en Panquehue. Image Cortesía de Archiprix Chile

Projeto: Um cenário em Panquehue
Autores: Clarita Reutter, Claudio Torres
Instituição:
Pontificia Universidad Católica, Santiago

Memorial: O objetivo era tornar visível a inutilização de um espaço público inserido em uma comunidade e, assim, desencadear um processo de regeneração urbana. A intervenção foi um pavilhão temporário com eventos culturais, que funcionou durante 5 semanas, proposto como "wake up call" ou detonante, com a finalidade de permanecer no imaginário e incentivar a construção definitiva de um espaço para reuniões comunitárias. É um cilindro de 9 metros de diâmetro e 7 metros de altura, construído com um tecido baseado no princípio da tensegridade. Os componentes são colihue (1 e 1,5 cm de diâmetro), que suportam as cargas de compressão descontínuas e nylon trançado (4mm), que funciona como tensor. [...] O projeto conseguiu envolver a comunidade nos processos de construção da estrutura e aumentou o interesse em preservar este pavilhão temporário até sua inevitável deterioração.

Julgamento do Júri: Destaca-se o nível de desenvolvimento da proposta, podendo levar à realidade um sistema construtivo estrutural. A proposta define seu próprio sistema de operação no contexto e cria valor à experiência construtiva.

Primer Lugar: Un escenario en Panquehue. Image Cortesía de Archiprix Chile
Primer Lugar: Un escenario en Panquehue. Image Cortesía de Archiprix Chile

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Amaro, Fernanda. "Conheça os vencedores do concurso Archiprix Chile 2017" [Conoce los ganadores del concurso Archiprix Chile 2017] 07 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882983/conheca-os-vencedores-do-concurso-archiprix-chile-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.