Estudantes brasileiras são premiadas no concurso internacional Piscinas & Wellness de Barcelona

O projeto Square of Water 94, desenvolvido pelas estudantes Danielle Khoury Gregorio e Raquel Khoury Gregorio, de São Paulo, foi premiado com o segundo lugar no concurso Aquatic Center Contest organizado pela Fira de Barcelona, Piscina & Wellness Barcelona 2017.

Cortesia de Danielle Khoury Gregorio e Raquel Khoury Gregorio

Descrição enviada pela equipe de projeto: Uma das principais preocupações do projeto foi criar um edifício que dialogasse com o seu entorno, não confrontando com os importantes monumentos presentes no local. Por isso, a área para banhos públicos se localiza no subsolo. O espaço livre no térreo é uma oportunidade para criar uma praça urbana. Essa praça mantém a conexão visual entre os quatro monumentos ao seu redor: o Pavilhão Barcelona de Mies van der Rohe, a Fonte Montjuïc, o Palácio da Victoria Eugenia e o Caixa Forum.

Cortesia de Danielle Khoury Gregorio e Raquel Khoury Gregorio

Apesar de sua localização no subsolo, o centro aquático mantém a comunicação e interação com o exterior através de aberturas de vidro na cobertura por onde os visitantes podem passar. Por essas aberturas as atividade nas piscinas são expostas ao nível da rua. Ao mesmo tempo, a praça urbana se torna um cenário para a experiência dos banhos. Sobre o piso de vidro, uma fina camada de água deixa sua marca nas cenas que são vistas através dela.  Essa praça permite que o edifício seja constantemente aberto à cidade, mesmo quando o centro aquático esta fechado.

Cortesia de Danielle Khoury Gregorio e Raquel Khoury Gregorio

Graças aos desníveis presentes na planta térrea associados com as fontes, a ação de pular, brincar e permanecer são incentivadas, mantendo um dialogo entre arquitetura, homem e água,  explorando experiências sensoriais que vão alem do aspecto visual.

Cortesia de Danielle Khoury Gregorio e Raquel Khoury Gregorio

Após experienciar a praça, os visitantes descem para o nível das piscinas via escada ou elevador. Uma sequencia de sanitários, vestiários, chuveiros e armários próximos ao hall de entrada prepara o visitante para a chegada ao centro aquático.

Esquema. Image Cortesia de Danielle Khoury Gregorio e Raquel Khoury Gregorio

Na planta do subsolo o espaço interior da piscina é organizado por um conjunto de ''cubos'' que criam diferentes atmosferas dentro, fora e acima deles (na praça no nível superior), ao mesmo tempo que desempenham uma função estrutural. Dentro dos cubos são criadas áreas mais intimas, ​​quietas e relaxantes.

Planta . Image Cortesia de Danielle Khoury Gregorio e Raquel Khoury Gregorio

O centro aquático possui nove piscinas, uma área de diversão com fontes, duas saunas e três piscinas fechadas para relaxamento.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Estudantes brasileiras são premiadas no concurso internacional Piscinas & Wellness de Barcelona" 05 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882885/estudantes-brasileiras-sao-premiadas-no-concurso-internacional-piscinas-and-wellness-de-barcelona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.