Finalistas do concurso 'Futuro e Identidade de Valparaíso' da XX Bienal de Arquitetura e Urbanismo do Chile

No dia 14 de outubro, a equipe curatorial da XX Bienal de Arquitetura e Urbanismo do Chile 2017, conformada por Rodrigo Tisi e Claudio Magrini, selecionou 6 propostas finalistas do Concurso 'Futuro e Identidade de Valparaíso' de um total de 14 recebidas.

Os projetos selecionados buscam destacar temáticas impostergáveis no contexto de uma Valparaíso estancada e, muitas vezes, adiada. As propostas destacam valores do porto, o plano, os morros, o patrimônio, os barrancos, as áreas públicas que vinculam temáticas do território e infraestrutura de mobilidade. A ideia da seleção é cobrir vários aspectos que abram discussões e debater de interesse no marco da bienal.

Os critérios para esta seleção foram para destacar projetos que, ao longo do conteúdo do edifício, propõem um cenário de transformação territorial e estrutural do seu entorno. Essas 6 propostas se destacam porque suas ideias enfrentam os problemas habituais da região. Indubitavelmente, se forem executados, contribuirão para melhorar as condições da cidade e, sobretudo, a qualidade de vida de seus habitantes.

As propostas selecionadas a serem exibidas na exposição da Bienal são:

 1. Paisagens Reveladas, um caminho para desenhar a fronteira entre urbano e rural em Valparaíso
Diretora de projeto: Giulia Malesani 

Cortesía de XX Bienal de Arquitectura Chile

 2. Centro Cultural e Balneário Ex-Maestranza, Bairro Barón
Diretor de projeto: Matias Ferrando 

Cortesía de XX Bienal de Arquitectura Chile

3. Incorporação do estuário de Limache à paisagem urbana: corredor verde e espaço público
Diretor de projeto: Alejandro Serrano

Cortesía de XX Bienal de Arquitectura Chile

4. Estação Cultural Barrio Puerto
Diretor de projeto: Victor Flores Aguilera 

Cortesía de XX Bienal de Arquitectura Chile

5. Centro de Desenvolvimento e Empreendimento (CUNA)
Diretor de projeto: Gonzalo Pantoja

Cortesía de XX Bienal de Arquitectura Chile

6. Ecoparque
Diretor de projeto: Julián Valencia, Claudio Silva y Francisco Carvallo

Cortesía de XX Bienal de Arquitectura Chile

No domingo, 5 de novembro, será realizada uma cerimônia de premiação pública no âmbito do encerramento do programa temático da Bienal. Os projetos vencedores serão decididos por um júri especialmente convidado para esta decisão.

Sobre este autor
Cita: Amaro, Fernanda. "Finalistas do concurso 'Futuro e Identidade de Valparaíso' da XX Bienal de Arquitetura e Urbanismo do Chile" [Proyectos finalistas del concurso 'Futuro e Identidad de Valparaíso' de la XX Bienal de Arquitectura y Urbanismo] 29 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882496/finalistas-do-concurso-futuro-e-identidade-de-valparaiso-da-xx-bienal-de-arquitetura-e-urbanismo-do-chile> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.