Teatro Oficina lança movimento para a preservação do entorno do edifício de Lina Bo Bardi

O Teatro Oficina lançou esta semana um movimento envolvendo artistas e demais cidadãos para a preservação do emblemático edifício projetado por Lina Bo Bardi e seu entorno tombado. O grupo de teatro convida todos os interessados a enviarem pedidos de veto ao Governo do Estado de São Paulo conta a construção de altas torres residenciais no bairro do Bixiga - proposta liberada nesta segunda-feira pelo CONDEPHAAT.

Através de uma publicação no site oficial do Teatro Oficina, o grupo chama "a força da multidão para que direcione, através de textos e vídeos" ao governador do estado e autoridades do patrimônio, "pedidos de veto ao empreendimento do Grupo SS e um clamor pela destinação pública desse terreno."

Localizada em um dos últimos terrenos vazios do bairro do Bixiga, a companhia de teatro já travou outras batalhas para permanecer neste local. A reivindicação dessa e de outras lutas é a mesma - nas palavras do grupo:

"Não queremos construir edificações, desejamos a poética do vazio como uma construção, num exercício de imaginação, criando bolsões de respiro no tecido urbano de São Paulo, permitindo ao terreno que se mantenha verdejado, permeável à luz, à chuva, ao tempo."

Leia o manifesto completo da companhia de teatro, aqui.

Projeto do Teatro Oficina de Lina Bo Bardi é eleito o melhor do mundo pelo The Guardian

Projetado em 1991 pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi em conjunto com Edson Elito, o Teatro Oficina , lar da companhia de teatro Uzyna Uzona, liderada por José Celso Martinez Corrêa, foi eleito o melhor teatro do mundo na categoria "projeto arquitetônico" pelo The Observer, o jornal dominical do The Guardian.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Teatro Oficina lança movimento para a preservação do entorno do edifício de Lina Bo Bardi " 27 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882447/teatro-oficina-lanca-movimento-para-a-preservacao-do-entorno-do-edificio-de-lina-bo-bardi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.