Conheça os vencedores do primeiro Prêmio de Arquitetura Africana

Os vencedores do prêmio inaugural de arquitetura africana foram anunciados. Estabelecido por St. Gobain com o objetivo de "estimular conversas sobre a arquitetura africana, enquanto ela cimenta seu lugar em um contínuo global", o evento representa o primeiro programa de prêmios pan-africanos desse tipo, com mais de 300 projetos de 32 nações africanas sendo considerados por um painel de direção liderado pelo professor Lesley Lokko, o embaixador Phill Mashabane, o conselheiro Zahira Asmal e o arquiteto David Adjaye.

"Os Prêmios de Arquitetura da África são muito importantes", disse Adjaye. "Agora é o momento de promover a excelência e as melhores práticas no continente. Esse prêmio é particularmente importante porque este é o momento que muito está acontecendo no continente em termos de desenvolvimento, em termos de arquitetura que está sendo produzida".

Conheça os vencedores do primeiro Prêmio de Arquitetura Africana - Mais Imagens+ 9

Uma lista inicial de 21 projetos foi escolhida no início de 2017 pelo júri do concurso, que incluiu os principais arquitetos e acadêmicos africanos, incluindo Anna Abengowe (Nigéria), Guillaume Koffi (Costa do Marfim), o professor Edgar Pieterse (África do Sul), Patti Anahory ( Cabo Verde), Tanzeem Razak (África do Sul) e Phill Mashabane (África do Sul).

A partir desses 21 projetos, os vencedores foram escolhidos em 4 categorias, com um vencedor geral do Grande Prêmio recebendo o primeiro prêmio de US$ 10.000. Veja a lista dos vencedores abaixo.

Vencedor do Prêmio Principal

Museu Umkhumbane, África do Sul / Choromanski Architects

[O Museu Umkhumbane] oferece a oportunidade de uma cultura contemporânea e uma herança poderosa a converger, servindo como ferramenta para a regeneração social, econômica e ecológica. Como parte de uma estratégia urbana mais ampla, procura ativar e conectar vários nós culturais dentro da comunidade de Cato Manor através do envolvimento da comunidade, artistas locais e líderes.

Vencedor: Umkhumbane Museum, África do Sul / Choromanski Architects. Cortesia de Africa Architecture Awards

A estratégia urbana visa utilizar a tecnologia e o espaço público de forma inovadora para acessar, ligar e aprimorar a cultura, servindo como uma ferramenta para que os membros da comunidade alavanquem na co-criação da Cultura Umkhumbane de hoje. As histórias de Umkhumbane na década de 1940 foram exemplo de diversidade e comunidade durante o apartheid. Cato Manor hoje poderia fornecer histórias muito necessárias de regeneração e reparação na África do Sul.

Vencedor: Umkhumbane Museum, África do Sul / Choromanski Architects. Cortesia de Africa Architecture Awards

Diálogo Crítico

Forum de Arquitectura / CEICA, Angola

"Fórum de Arquitectura" é um evento anual que acontece em outubro, no coração histórico da cidade de Luanda, na Universidade Lusíada de Angola. Começou em 2006, como parte das atividades do Departamento de Arquitetura e restrita aos seus professores e alunos. Hoje, depois de anos de contínuas batalhas e perseverança, pode-se dizer que é o maior evento acadêmico na região em Angola, que celebra não só a Arquitetura, mas também tudo o que a rodeia. Suscita o debate em várias disciplinas, promove o intercâmbio entre universidades a nível internacional, e desenvolveu, ao longo dos anos, sua própria identidade e estabeleceu uma tradição no mundo acadêmico angolano.

Especulativo

The Territory In-between, Cabo Verde / Guinea’s Aissata Balde, Escola de Arquitetura, Universidade de Joanesburgo

Vivemos em uma era de migrações sem precedentes. De acordo com o UNHCR, o mundo está atualmente experimentando mais deslocamentos humanos e migrações do que após a Primeira Guerra Mundial. Este projeto explora a interação entre espaços físicos e imaginários, através da fluidez e a estanquidade da mobilidade humana em Cabo Verde de maneiras que nos permitem repensar nossos modos de entender o estado, limites e espaço.

Cortesia de Africa Architecture Awards

Vozes Emergentes

O Consulado das trocas: Passaportes de Negociação para Enclaves Econômicos Hiper-Performativos,  África do Sul / Estudante nigeriana Ogundare Olawale Israel da Escola Superior de Arquitetura da Universidade de Joanesburgo

Localizado no centro de negócios da cidade de Joanesburgo e conhecido apenas por pessoas da elite, considerados como "estranhos ou viajantes", é uma arquitetura escondida criada por enclaves econômicos para residentes "informais" da cidade, incluindo migrantes estrangeiros. Esses enclaves são atividades organizadas, conduzida por grupos minoritários, a fim de manter limites fortes e um senso de identidade dentro dos lugares que eles se encontram. Através desses enclaves, os migrantes na cidade de Joanesburgo podem acessar e obter benefícios sociais e econômicos que sustentam sua permanência dentro da cidade.

Nesse sentido, descobrimos a existência de uma "nova" forma de "passaporte" que determina quando e como os enclaves da cidade de Joanesburgo são acessados por migrantes. Estes passaportes estão em formas diferentes, desde o grupo ético até a linguagem, às crenças culturais e ao vestuário. Por via de aparência, um morador urbano migrante, por exemplo, pode ter acesso a oportunidades de trabalho dentro de um determinado espaço na cidade. Este acesso vem por meio de identidade, aceitação e um sentimento de pertencimento para o migrante, e confiança e confiabilidade para aqueles que oferecem a oportunidade. Portanto, achamos que o vestuário é um dos muitos passaportes usados por aqueles que de outra forma eram considerados "estranhos".

Cortesia de Africa Architecture Awards

"Embora esta seja apenas a primeira edição do Africa Architecture Awards, acreditamos ter capturado um momento incrível no tempo para a arquitetura pan-africana", comentou o MD da filial da Saint-Gobain, Evan Lockhart-Barker. "Tendo lançado os primeiros prêmios desse tipo, vimos a incrível resposta dos arquitetos que trabalham em todo o continente. Os valores e as aspirações exibidos nos prêmios levaram a uma visão incrível sobre o continente e seus modos de mudança de forma ".

"No entanto, ainda temos um caminho a trilhar para escrever nossa própria história sobre arquitetura e seu papel aqui. A África está realmente aumentando... mas devido ao desenvolvimento do continente e às complexas identidades regionais, já aprendemos que o nosso programa de premiação exige ainda mais diversidade para capturar a África e todos os seus espectros. Olhamos para futuras edições dos prêmios para conseguir isso ".

Mais informações sobre os prêmios podem ser encontradas no site oficial, aqui.

Notícia e descrições dos projetos via African Architecture Awards

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Conheça os vencedores do primeiro Prêmio de Arquitetura Africana" [Winners of First-Ever Africa Architecture Awards Announced] 17 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881783/conheca-os-vencedores-do-primeiro-premio-de-arquitetura-africana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.