Blade Runner 2049 tem cenário inspirado em projeto de Barozzi Veiga

Blade Runner 2049, a recém-lançada sequência do clássico de ficção científica de 1982, provocou enorme interesse em relação ao mundo futurista e distópico que retrata. No entanto, parece que alguns arquitetos podem ter um interesse ainda maior no filme, pois algumas imagens publicadas no Twitter mostram uma estranha semelhança entre um dos cenários do filme e um projeto de 2010 do escritório espanhol Estudio Barozzi Veiga.

A imagem em questão, tweetada por um dos diretores de arte do filme, Peter Popken, mostra o espaço do escritório de Wallace, um dos protagonistas do filme. Conforme apontado por outra usuária do Twitter, Laura Broad, a imagem tem mais do que uma ligeira semelhança com uma imagem produzida pelo Estudio Barozzi Veiga para o seu projeto do Museu Neanderthal em Piloña, na Espanha, de 2010. O ArchDaily quis saber mais sobre as incríveis semelhanças, então, contatamos Alberto Veiga para comentar o assunto.

Veiga confirmou que uma empresa de direitos autorais que trabalhou na produção de Blade Runner 2049 contatou seu escritório há aproximadamente um ano e meio para pedir permissão para usar a imagem do museu de Neanderthal no filme. Eles até mostraram aos arquitetos a versão modificada que seria usada no filme, mas eles não disseram a Barozzi Veiga para quê ou em qual parte do filme o projeto seria usado. Ao longo do tempo, os arquitetos se esqueceram e assumiram que seu projeto não seria incluído no filme. Após assistirem ao trailer, viram que suas ideias para o museu haviam sido aproveitadas pela produção.

O usuário do Twitter Klaustoon foi o primeiro a colocar a comparação lado a lado. Imagem via Twitter usuário @klaustoon

Quando perguntamos a Veiga o que sentiu quando viu a imagem que concebeu junto a Fabrizo Barozzi na produção de um filme de Hollywood, ele disse:

"É fantástico! É bom saber que projetos que você concebeu, mas que não foram construídos, podem ter outros resultados. Descobrimos que nosso projeto foi imortalizado em Blade Runner!"

Estamos aguardando comentários de Peter Popken sobre o uso do projeto de Barozzi Veiga no filme.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Blade Runner 2049 tem cenário inspirado em projeto de Barozzi Veiga" [Barozzi Veiga's Unbuilt Museum Project Immortalized In Blade Runner 2049] 11 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881413/blade-runner-2049-tem-cenario-inspirado-em-projeto-de-barozzi-veiga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.