Pezo von Ellrichshausen e Felice Varini criam um novo espaço cívico em Hull

O escritório chileno Pezo von Ellrichshausen, em pareceria com o artista suíço Felice Varini, projetou, na cidade de Hull, Reino Unido, a instalação A Hall for Hull . Comissionado pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) e pela Hull UK City of Culture 2017, a "monumental" instalação ao ar livre, localizada na Trinity Square, conta com dezesseis colunas de aço galvanizado, dispostas em uma formação retilínea em frente a Hull Minster, conformando um novo espaço cívico para a cidade.

Pezo von Ellrichshausen e Felice Varini criam um novo espaço cívico em Hull - Mais Imagens+ 4

© Octovision Media

De acordo com o RIBA, a instalação "oferecerá aos visitantes uma variedade de experiências à medida que eles entrarem em cada uma das colunas de seis metros de altura", abertas no teto. "Perfurações em toda a parede de aço fosco das colunas criam uma delicada interação de luz e sombra nos interiores de cada um desses espaços."

© Anna Gowthorpe

As contradições visuais e físicas se fundem quando os visitantes se deparam com uma série de colunas de aço imponentes e estáticas, mas à medida que se aproximam, as perfurações criam uma sensação de leveza.

Mauricio Pezo e Sofia von Ellrichshausen disseram: "Esta instalação forma uma sala temporária, sem uma cobertura, com colunas maciças, mas quase imateriais, pouco abertas ao céu e ao entorno imediato. A praça vazada em pedra é desafiada pelo tamanho e disposição de uma grade aberta regular e cada coluna (dois metros de largura e seis metros de altura) é de fato uma sala habitável com uma única entrada voltada para uma direção diferente."

A vibração silenciosa de luzes brilhantes e sombras, juntamente com a própria indiferença da grelha, é alterada por três motivos delicados desenhados no ar pelo artista suíço Felice Varini, que só podem ser vistos a partir de pontos de vista precisos. 

© Thomas Arran

Pezo von Ellrichshausen e Felice Varini divulgam instalação na Capital Britânica da Cultura de 2017

O Royal Institute of British Architects (RIBA) e a cidade de Hull, Capital Britânica da Cultura de 2017, encomendaram ao escritório chileno Pezo von Ellrichshausen e ao artista suíço Felice Varini o projeto de uma ambiciosa estrutura temporária ao ar livre no centro histórico de Hull, uma cidade portuária na costa leste do país.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Pezo von Ellrichshausen e Felice Varini criam um novo espaço cívico em Hull" 13 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881323/pezo-von-ellrichshausen-e-felice-varini-criam-um-novo-espaco-civico-em-hull> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.