Livraria Zhongshu / Wutopia Lab

Livraria Zhongshu / Wutopia Lab - Mais Imagens+ 41

Suzhou City, China
  • Consultoria De Desenho: ArchUnits
  • Desenho Luminotécnico: Gradient Lighting
  • Arquiteto Responsável: Yu Ting
  • Arquiteto Do Projeto: Shuojiong Zhang
  • Cidade: Suzhou City
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© CreatAR Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova livraria de Suzhou, China é dividida em quatro zonas principais. Com o objetivo de criar um novo e colorido mundo utilizando simbolismo, os arquitetos deram um caráter único para cada zona: O Santuário de Cristal para os últimos lançamentos; a Caverna dos Vagalumes para as recomendações; o Xanadu do Arcos-íris para a sala de leitura; e o Castelo da Inocência para livros infantis.

Axonométrica

Santuário de Cristal

Como está na entrada, este espaço está repleto de livros e nada mais. Os últimos lançamentos são dispostos em prateleiras de acrílico transparentes pré fabricadas, enaltecendo a presença dos livros. Utilizando tijolos de vidro, espelhos e acrílico, o 'Santuário de Cristal' é um espaço brilhante e repleto de luz, atraindo os consumidores para o interior da loja. 

© CreatAR Images

Caverna dos Vagalumes

Depois de tanta luz, a Caverna dos Vagalumes é um túnel escuro que conecta o salão principal e a entrada. Os visitantes podem escolher os livros aqui e seguir a fibra ótica que serve como guia para a área de leitura principal.

© Yijie Hu

Xanadu do Arco-íris

Depois de um espaço relativamente mais apertado, o Xanadu do Arco-íris é um espaço bem amplo e aberto. Graças às grandes janelas, grande quantidade de luz natural preenche os interiores. Sendo este o principal e maior espaço, proporciona uma variedade de experiências. Aproveitando da diferente altura das prateleiras, degraus e mesas, os arquitetos aqui criaram uma paisagem abstrata de vales, ilhas, oásis e penhascos. Aqui também estão placas de alumínio perfuradas em diferentes cores simulando um arco-íris dentro da livraria. Estes painéis de 1 cm de espessura dividem zonas de diferentes funções trazendo uma atmosfera misteriosa para todo o espaço, que configuram um Xanadu da antiga filosofia chinesa.

© Yijie Hu
© Yijie Hu
© CreatAR Images

Castelo de Inocência

No final do último e colorido espaço, este ambiente é envolto por paredes brancas ETFE e configuram a área destinada aos livros infantis. Com a ajuda dos ETFE translúcidos, o Castelo de Inocência é um mundo interno dentro da livraria. Muitas instalações complexas foram adicionadas ao espaço, construindo um mundo onde as crianças podem interagir umas com as outras e com a livraria em si.

© Yijie Hu

Os painéis de alumínio perfurado em formato de janelas possuem uma grande função no projeto. Quando metade dos painéis são perfurados, perdem a qualidade visual de metais brilhantes. Quando múltiplos painéis de diferentes tamanhos e cores são fixos em conjunto, surge uma sensação de véu. Estes efeitos ambíguos e vagos constroem as qualidades da livraria. A distância entre cada conjunto de painéis também tem papel fundamental. Alguns vazios entre os painéis são maiores que outros, criando espaços de diferentes ambiências. Mais uma vez, com a qualidade quase transparente dos painéis, os limites entre cada espaço individual são dissoltos. Com o uso da luz, todo o colorido dos painéis pode ser visto do exterior, fazendo da livraria um destino convidativo.

© Yijie Hu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Suzhou, Jiangsu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria Zhongshu / Wutopia Lab" [Metal Rainbow-Zhongshu Bookstore in Suzhou / Wutopia Lab] 12 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881074/livraria-zhongshu-wutopia-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.