Tribunal Oral-Penal em Pátzcuaro / Taller de Arquitectura Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo

Tribunal Oral-Penal em Pátzcuaro / Taller de Arquitectura Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo - Mais Imagens+ 21

  • Construção: Construcciones Electromecánicas Industriales S.A de C.V.
  • Engenharia Estrutural: GRUPO SAI (Gerson Huerta)
  • Instalações Hidrosanitárias: ZUMA
  • Instalações Especiais: Baja net
  • Instalações Ar Condicionado: Instalación y Confort
  • Projeto Luminotécnico: DCE (Diseño y Construcción Eléctricas)
  • Mobiliário: Ricardo Casas
  • Cliente: Governo do Estado de Michoacán de Ocampo
  • Projeto: Mauricio Rocha, Gabriela Carrillo
  • Colaboradores: Daniel Huerta, Juan Carlos Montiel, Giordana Rojas.
  • Cidade: Pátzcuaro
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2010 surgiu a necessidade, no Estado de Michoacán no México, de começar a planejar a criação de uma nova infraestrutura para seus espaços de tribunais. O sistema de julgamentos tradicionais começaria a migrar a um sistema de oralidade que implicava não apenas num esquema completamente renovado na implementação da justiça no país, mas além disso a necessidade de criar novos espaços que permitam a correta operação deste novo sistema.

© Rafael Gamo

Estes primeiros espaços de transição cumprem uma função dupla: por um lado, entender as necessidades atuais, já sem hierarquias e espaços de confinamento, e por outro lado, a criação de espaços flexíveis que com poucas adequações, pudessem se adaptar às novas necessidades.

© Rafael Gamo

Para o desenho dos novos tribunais, o primeiro passo foi entender que estes operam como um sistema. Agrupar o panorama de necessidades a partir dos diferentes usos: serviços, atendimento, áreas comuns, espaços privados e públicos.

© Rafael Gamo

Estes espaços teriam a obrigação de cumprir com uma série de elementos em paralelo: a funcionalidade, a nova operação, os fluxos de pedestres e a qualidade lumínica, térmica e acústica para as novas salas, mas também era preciso expressar transparência, igualdade, democracia, justiça e dignidade; por último, um sentimento de pertencimento ao local, a uma cultura e sociedade da qual fazem parte.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Enquanto a arquitetura carcerária ainda precise ser revista, a nova representação deve ser um sistema aparente, aberto à democracia e à cidadania, com percursos de luz e sombra, vento e silêncio. A proposta do projeto foi criar espaços abertos ao interior do edifício, através do qual uma parede curvilínea que contém uma circulação atua como uma grande muralha, o que permite que dentro dela sejam gerados uma série de jardins. A muralha, construída de pedra vulcânica natural do lugar, oscila entre 5 e 8 metros de altura.

© Rafael Gamo

O projeto se desenvolve em apenas um nível térreo, em um terreno com desníveis que se divide em 4 plataformas que contém 5 pavilhões. O edifício conta com 2 salas de tribunais, assim como os escritórios administrativos e serviços necessários. Possui duas tipologias de edifício: pavilhões de escritórios e serviços com lajes inclinadas; colunas e vigas metálicas, e lajes de concreto. Salas de tribunais com estrutura metálica formada por colunas, com armadura aberta e cobertura de espuma leve.

© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pátzcuaro, Michoacán, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Tribunal Oral-Penal em Pátzcuaro / Taller de Arquitectura Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo" [Juzgados Oral-Penal en Pátzcuaro / Taller de Arquitectura Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo] 09 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881072/tribunal-oral-penal-em-patzcuaro-taller-de-arquitectura-mauricio-rocha-plus-gabriela-carrillo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.