Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos

Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 2 de 23Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 3 de 23Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 4 de 23Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 5 de 23Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Mais Imagens+ 18

Puerto Carrillo, Costa Rica
  • Arquitetos: QBO3 Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carlos Vásquez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Capris, High Lights
  • Arquitetos Responsáveis: Mario Vargas, Carlos Vásquez, Daniel Palma e Ignacio Vargas
  • Engenharia Estrutural: Oscar Mario Gonzalez
  • Construtora: QBO3 Arquitectos
  • Cidade: Puerto Carrillo
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 9 de 23
© Carlos Vásquez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto nasce como um refúgio que permite um escape da cidade para nosso cliente, químico de profissão e artista por vocação. O terreno encontra-se na Costa Rica, em uma área arborizada de Puerto Carrillo de Hojancha em Guanacaste.

Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 5 de 23
© Carlos Vásquez
Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 21 de 23
Plantas
Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 3 de 23
© Carlos Vásquez

Desde o início do processo e pelas condições do terreno, planejou-se conservar a maior quantidade de árvores existentes na propriedade. Isso gerou, como ponto de partida, a integração da casa com seu contexto imediato alcançando com isso os conceitos de permeabilidade, integração e relação exterior-interior que se tornaram fundamentais no processo projetual.

Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 4 de 23
© Carlos Vásquez

A residência precisava ser segura já que permanece vazia muitas semanas no ano, além de ser resistente às condições climáticas que afetam a área, como por exemplo a brisa marinha. Dessas limitantes nasce a ideia de propor uma arquitetura brutalista, um refúgio de concreto armado com membranas permeáveis que se adaptam às temporalidades, ao programa arquitetônico e ao clima.

Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 11 de 23
© Carlos Vásquez

Um ponto de fundamental importância foi a integração de uma árvore existente que atravessava o espaço social, procurando criar uma sinergia entre a casa e este ser vivo, "o exterior é vivido dentro do interior e o interior é projetado para o exterior".

Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 22 de 23
Corte Transversal

A residência é composta por três volumes puros, que fogem das atividades espaciais solicitadas, esses são articulados com a topografia do terreno e com a capacidade de adaptar-se segundo os requerimentos dos seus usuários. 

Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 20 de 23
© Carlos Vásquez

O acesso principal encontra-se elevado sobre o nível de estacionamentos e apresenta um percurso que permite estar em constante contato com seu entorno natural. 

Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 7 de 23
© Carlos Vásquez

A cozinha está no coração da casa, na área de estar, em frente à árvore que rodeia a sala. O fechamento em aço exposto, perfurado com um padrão abstrato que foi gerado a partir da arte realizada por nosso cliente, permitindo gerar uma conexão interior-exterior com esse filtro especial. 

Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 17 de 23
© Carlos Vásquez

Esse espaço social se abre para o terraço que contem a piscina. Esta transborda para a floresta que a rodeia, projetando um som que imita um riacho, proporcionando uma conexão sensorial especial com a moradia. 

Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 10 de 23
© Carlos Vásquez

Uma porcentagem ampla das janelas está protegida por essas estruturas de aço perfurado as quais geram uma interação com o movimento do sol suavizando os espaços durante o dia.

A habitação principal é composta por um espaço de dois níveis, na parte baixa está o dormitório com seu banheiro, com vista para o jardim posterior onde se realizou uma composição com as árvores existentes, agregando pedra branca própria da região. A escada está flutuando sobre a parede em concreto exposto escuro, projetando a circulação vertical com tensores de aço que funcionam como varanda virtual e nos levam até o ateliê do artista. Este espaço está no mesmo nível da copa das árvores e permite sair para a laje que funciona como cobertura-terraço e permite uma conexão única do artista com seu entorno, a todo momento. 

Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos - Imagem 19 de 23
© Carlos Vásquez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência na Árvore / QBO3 Arquitectos" [Tree House / QBO3 Arquitectos] 29 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881025/residencia-na-arvore-qbo3-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.