Escritório brasileiro recebe menção honrosa em concurso internacional para Instalações de Saúde

O escritório eAm _ estúdio de Arquitetura mutável recebeu menção honrosa no concurso internacional Smart, Green & Beyond: Healthcare facility of the future, de UIA-PHG, dirigido a estudantes e jovens escritórios. Segundo a organização, o principal objetivo do concurso é aumentar a conscientização das transições em curso de sistemas e serviços de saúde, encorajar a geração jovem a envolver-se ativamente no projeto de saúde e evidenciar a discussão sobre futuras instalações para o bem estar. O projeto brasileiro premiado, cujo arquiteto responsável é Erick Vicente, compreende um "hub de saúde" na cidade de São Paulo.

Conheça o projeto e leia o memorial descritivo enviado pelos autores, a seguir:

Como poderiam ser as unidades de saúde do futuro?

Refletindo sobre os caminhos que as instituições de saúde contemporâneas no Brasil, públicas e privadas, estão tomando - isoladas do contexto urbano e cada vez menos preocupadas em promover melhoras do convívio social - a resposta da pergunta acima deveria sugerir uma rápida mudança de paradigma. Portanto, a ideia aqui proposta pretende ampliar os horizontes das unidades básicas de saúde da cidade de São Paulo na intenção de criar um equipamento social que possa oferecer à comunidade espaços de convivência, lazer, esporte, além de tratar a saúde dos habitantes locais de forma preventiva e humanizada.

Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável

Assim, surge o Hub de Saúde (Healthcare Hub), uma clínica pública que, além de praticar a medicina preventiva, realizar exames básicos e tratamentos ambulatoriais simples, se abre para a comunidade oferecendo espaços de convivência, lazer e esportes. Associado ao programa misto de atividades, numa mescla de centro comunitário e de saúde, a proposta é que esse equipamento urbano seja gerido por meio de um sistema digital informatizado, conectado à internet, que organize os atendimentos e os exames, além de gerar dados epidemiológicos em tempo real para alimentar as estratégias públicas de gestão.

O edifício

A ideia foi criar um condensador urbano, onde o atendimento à saúde seria a atividade principal: a motivadora da ocupação do espaço.

Corte Longitudinal

O Hub de Saúde oferece uma clínica pública de atendimento básico, espaços de convivência, de lazer e para a prática de esportes.

Distribuição do Programa

A clínica possui ambulatório geral e odontológico; uma unidade de exames por imagem; um laboratório de análises clínicas; uma farmácia para a distribuição de remédios; uma unidade de Fisioterapia e uma unidade de Terapia Ocupacional.

O hub também oferece um espaço cívico, inexistente hoje no bairro. Os dois níveis térreos possuem um auditório, uma academia ao ar livre, um playground e uma área para a prática do skate. A cobertura possui uma quadra poliesportiva.

Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável

A tecnologia

Esse equipamento social é gerido por meio de um sistema eletrônico com interface on-line, realizando duas tarefas: gerenciar a relação entre a instituição e os habitantes, por meio de um aplicativo de smartphone, e gerar dados epidemiológicos para um Big Data de saúde, fornecendo informações estratégicas para a gestão pública.

Sistemas ecoeficientes

Sistemas Prediais

Para reduzir o consumo de recursos naturais, alguns sistemas foram sugeridos.

Para a geração de energia elétrica, foi proposto um sistema composto por placas fotovoltaicas, sem armazenagem por baterias.

Para o consumo de água, o edifício possui sistema de filtragem e reutilização de água pluvial e do córrego que existe no local para o acionamento das descargas dos vasos sanitários, cubas de despejo, rega de jardins e lavagem das áreas externas.

O esgoto será totalmente tratado no local por estação compacta formada por filtros anaeróbios e aeróbios, despejando a água limpa no córrego existente.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Escritório brasileiro recebe menção honrosa em concurso internacional para Instalações de Saúde" 02 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880817/escritorio-brasileiro-recebe-mencao-honrosa-em-concurso-internacional-para-instalacoes-de-saude> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.