Inscrições abertas para o curso livre "Arquitetura Paulistana"

Visitas têm início em 21 de outubro. Inscrições Abertas até 19 de outubro. Vagas Limitadas

O curso livre ‘Arquitetura Paulistana’, promovido pela Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e pelo arquiteto Marco Artigas, chega ao nono módulo proporcionando não apenas a vivência nas obras de arquitetura contemporânea de São Paulo, mas também a convivência com seus autores.
“Entendemos que a proximidade com os autores é complementar ao ensino oferecido nas faculdades de arquitetura e uma introdução mais aprofundada para o público geral”, comenta Marco Artigas.

O curso livre Arquitetura Paulistana tem como objetivo preparar o estudante de arquitetura para cobrar melhoras no ensino e ampliar o conhecimento da vida prática do arquiteto, tão distante do currículo estabelecido nas universidades brasileiras. Para o público geral, o objetivo é fortalecê-lo de conteúdo para que o diálogo com os arquitetos e também os administradores públicos que cuidam das nossas cidades seja mais coerente e crítico.

As visitas se estendem até dezembro, quinzenalmente, e sempre aos sábados de manhã, totalizando seis encontros. Inscrições abertas no site da Escola da Cidade (www.escoladacidade.edu.br).

Marco Artigas é arquiteto formado pela Escola da Cidade e pós-graduado pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona). Trabalhou no escritório Piratininga Arquitetos Associados, com projetos em colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona). Participou de pesquisa no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador-Bahia), com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé). Foi Professor Assistente na disciplina de Projeto para o primeiro ano na Escola da Cidade, entre de 2011-12. Ministra o curso livre Arquitetura Paulistana e, atualmente, trabalha no seu próprio escritório, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo.

Histórico
Obras visitadas: Pinacoteca (Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli), O2 Filmes (Cristina Xavier), Museu do Futebol (Mauro Munhoz), Residência no Butantã (Eduardo de Almeida), Casa Helio Olga (Marcos Acayaba e Helio Olga), Conjunto Habitacional Heliopolis (Biselli Katchborian), Heliópolis (Ruy Ohtake), IMS (Andrade Morettin Arquitetos), Biblioteca Mario de Andrade (Piratininga Arquitetos), Studio SC (Studio MK27), entre outros.

NA INTERNET
As visitas são gravadas e disponibilizadas nas redes sociais do curso e da Escola da Cidade. No Facebook é possível acompanhar a transmissão ao vivo das conversas, que são compartilhadas também pelo site parceiro ArchDaily Brasil. No Instagram está o conteúdo enviado pelos convidados, além de fotos e vídeos feitos pelos estudantes. No canal do Youtube é possível acessar o acervo inteiro, desde os primeiros módulos.

VISITAS - OBRAS
De 21 de outubro a 09 de dezembro
Total de 6 encontros ao longo do semestre.

A escolha das obras tem como ponto de partida a sua relação com a cidade, as diferentes escalas de construção e os diversos usos dos edifícios. O curso considera a diferença de características entre as obras o ponto fundamental para uma interpretação mais livre e abrangente da arquitetura e do urbanismo.

O deslocamento é de responsabilidade do aluno e pode-se se dizer que já faz parte da visita. A percepção do percurso constrói a relação da obra com a cidade e com os usuários que vivem ou trabalham no local. É uma maneira sensível de perceber o conceito da obra vivenciada.

CONVIDADOS MÓDULO 9
Cris Xavier
André Vainer
Nelson Dupré
Alvaro Puntoni e João Sodré
Aflalo Gasperini

As aulas serão confirmadas conforme disponibilidade dos convidados e poderão sofrer alterações conforme o desenrolar do curso.

MATERIAL DE AULA
Todos os inscritos receberão um pequeno caderno a cada visita. O caderno será enviado por e-mail antes, e entregue fisicamente para todos na obra, para anotações, desenhos, entre outros.

INSCRIÇÃO
Inscrições até 05 de outubro pelo site da Escola da Cidade (www.escoladacidade.edu.br).
Mais informações do curso estão disponíveis na página do Facebook (www.facebook.com/arquiteturapaulistana), instagram (@arquiteturapaulistana), ou canal no youtube (Arquitetura Paulistana).

SERVIÇO
Curso Livre ‘Arquitetura Paulistana’ – módulo 9
• Data: De 07 de outubro a 06 de dezembro - total de 6 aulas
• Inscrições:www.escoladacidade.edu.br
• Investimento: R$370 (público externo) / R$300 (alunos, professores e ex-alunos da Escola da Cidade)
• Mais informações: www.facebook.com/arquiteturapaulistana ou Instagram @arquiteturapaulistana

  • Título

    Inscrições abertas para o curso livre "Arquitetura Paulistana"
  • Tipo

    Série de Palestras
  • Organizadores

    Escola da Cidade
  • De

    07 de Outubro de 2017 10:00 AM
  • Até

    09 de Dezembro de 2017 10:00 AM
  • Onde

    Escola da Cidade
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições abertas para o curso livre "Arquitetura Paulistana"" 02 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880803/inscricoes-abertas-para-o-curso-livre-arquitetura-paulistana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.