Passeios IAB/SP e as Jornadas do Patrimônio em São Paulo

Sábado (19/08/2017), conjuntamente com os eventos da III Jornada do Patrimônio, foi dia de passeios arquitetônicos guiados pelas ruas da cidade de São Paulo. Os circuitos percorridos foram os sugeridos pela plataforma Passeios de Arquitetura <www.passeiosiabsp.com.br> (desenvolvida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento São Paulo), que tem como objetivo divulgar a Arquitetura do centro de São Paulo entre arquitetos profissionais, estudantes, turista e público interessado em geral. Na plataforma online, além das rotas sugeridas, é possível encontrar textos e imagens acerca das obras indicadas no mapa. Assim como nas edições anteriores da Jornada do Patrimônio, o ponto de encontro e partida foi o Edifício do IAB/SP (projeto de Rino Levi, Roberto Cerqueira César, Jakob Ruchti, Miguel Forte, Galiano Chiampaglia, Aberlardo de Souza, Hélio Duarte e Zenon Lotufo).

O passeio da manhã seguiu pela Rua General Jardim, em direção ao bairro de Higienópolis, passando por edifícios projetados por Eduardo Knesse de Mello (primeiro presidente do IAB/SP), Artacho Jurado, entre outros.

Passeio da manhã, na esquina da Rua General Jardim com Rua Bento Freitas.. Image © Mayra Moraes

Após observarmos arquiteturas de vários estilos - que vão desde o modernista ao Art Decó - atravessamos a Praça Rotary, onde se encontra a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, que também participava da Jornada e estava disponível para visitação.

Passeio da manhã, atravessando a Praça Rotary. Image © Mayra Moraes

Na sequência, seguimos em direção ao Sesc Consolação (projeto de Ícaro de Castro Mello) e caminhamos até a Avenida Higienópolis, onde observamos edifícios de autoria dos arquitetos Adolf Franz Heep e Rino Levi (arquiteto vencedor do concurso para a sede IAB/SP).

Depois disso, iniciamos nosso percurso de volta ao centro da cidade, mas não sem antes de passar pela antiga residência de Álvares Penteado, único casarão construído no autêntico estilo Art Nouveau e onde atualmente funciona o curso de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo.

Passeio da manhã, voltando para o centro pela Rua Maranhão. Image © Mayra Moraes

Tivemos também a oportunidade de atravessar o campus Higienópolis da Universidade Mackenzie e visitamos o prédio de seu Centro Histórico (também participante da Jornada), com direito a uma recepção calorosa e uma didática explicação proporcionada pelas responsáveis do acervo.

Passeio da manhã, atravessando o campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Image © Mayra Moraes

Seguimos em direção à Praça Roosevelt, passando pela igreja Nossa Senhora da Consolação (projeto de Maximilian Emil Hehl, mesmo arquiteto que projetou a Catedral da Sé) até retornarmos ao edifício do IAB/SP. A duração do passeio foi de, aproximadamente, duas horas.

O passeio da tarde seguiu em direção ao centro antigo. Primeiramente, passamos pelo cruzamento da Rua Araújo com a Major Sertório, onde observamos os três edifícios (um em cada esquina) projetados por Oswaldo Bratque. Cada uma das construções ocorreu com um intervalo de cerca de dez anos entre elas.

Passeio da tarde, na esquina da Rua Major Sertório com Rua Araújo. Image © Laís Xavier

Atravessamos a Avenida Ipiranga, passamos rapidamente pelos edifícios COPAN e Itália (autoria de Oscar Niemeyer e Franz Heep, respectivamente) e seguimos pela Avenida São Luís em direção à Consolação. Neste trecho do percurso, até chegarmos à Galeria Metrópole (projeto dos arquitetos Gian Carlo Gasperini e Salvador Candia) na Praça Dom José Gaspar, em apenas uma quadra é possível observar edifícios dos arquitetos Gregori Warchavchic, Artacho Jurado, outros de Oswaldo Bratque e Franz Heep,

Passeio da tarde, seguindo pela Avenida São Luís. Image © Laís Xavier

Na sequência, passamos pela Biblioteca Municipal Mario de Andrade (projeto original de Jacques Pilon, restauro recente realizado pelo escritório Piratininga Arquitetos), onde pudemos apreciar também a obras de artistas como Regina Silveira (que desenvolveu o desenho da calçada da biblioteca) e Tomie Othake, autora da composição que está em uma fachada cega de edifício.

Passeio da tarde, na Rua da Consolação.. Image © Laís Xavier

Aproveitando a proximidade do local, não podíamos deixar de visitar o Sesc 24 de Maio (projeto de Paulo Mendes da Rocha) que, coincidentemente, estava sendo inaugurado naquele mesmo dia.

Passeio da tarde, no calçadão da Rua Dom José de Barros.. Image © Laís Xavier

Depois disso, seguimos em direção à Praça da República e visitamos a Galeria Califórnia (projeto de Oscar Niemeyer), onde é possível apreciar um mural de autoria do artista plástico Candido Portinari.

Passeio da tarde, atravessando a Rua Barão de Itapetininga. Image © Laís Xavier

Antes de retornar ao Edifício do IAB ainda passamos pela Avenida São João, onde pudemos apreciar outras arquiteturas projetadas por Rino Levi, Henrique Mindlin e Franz Heep. E assim, finalizamos nossa participação na III Jornada do Patrimônio neste ano. E que venham outras iniciativas similares, que permitam tornar cada vez mais conhecido o rico patrimônio arquitetônico de nossa cidade.

Karina Tengan é pesquisadora iconográfica, formada pela ECA USP e atua profissionalmente no ramo editorial de livros didáticos.

Rafael Schimidt é arquiteto, mestre pela FAU USP, doutor pela FAU Mackenzie e professor da graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre este autor
Cita: Rafael Schimidt e Karina Tengan. "Passeios IAB/SP e as Jornadas do Patrimônio em São Paulo" 28 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880569/passeios-iab-sp-e-as-jornadas-do-patrimonio-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.