Como evitar o colapso de edifícios durante terremotos

Terremotos são fenômenos naturais que não podem ser evitados - tampouco previstos. Para aqueles que vivem em regiões de atividade sísmica, um dos maiores medos em caso de terremoto é o colapso das edificações - uma das principais causas de fatalidade em situações desse tipo.

Pouco se fala disso no Brasil, afinal, estamos localizados no meio da placa tectônica Sul-Americana e em quase nada sofremos com abalos sísmicos, entretanto, com a internacionalização cada vez maior da arquitetura, é necessário ter em mente esta preocupação ao projetar ou renovar edifícios. 

Após o forte terremoto desta terça-feira no México, o jornal El País publicou uma matéria que explica o que é necessário para que um edifício não entre em colapso em caso de sismos. Tomando a legislação vigente na Europa - o Eurocódigo 8 - o professor de Estruturas na Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais da Universidade Politécnica de Madri, Amadeo Benavent, explica que "é muito importante projetar as construções novas e recondicionar as existentes de acordo com as normativas mais atuais e avançadas", de modo que mesmo em caso de tremores severos, a estrutura não desmorone e vidas possam ser salvas.

Leia o artigo completo na página do El País.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Como evitar o colapso de edifícios durante terremotos" 21 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880046/como-evitar-o-colapso-de-edificios-durante-terremotos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.