13 Fatos estranhos e surpreendentes do mundo da arquitetura

A história dos humanos construindo abrigos tem mais de 10.000 anos. Ao longo desse tempo, a necessidade humana de construir foi destinada à profissão do arquiteto e, no processo, atraiu todos os tipos de indivíduos excêntricos, visionários e teimosos. À luz da longa história da arquitetura e da abundância de personagens, não é surpresa que esse caminho esteja cheio de fatos surpreendentes e improváveis. Das Olimpíadas às placas Ouija e o 11 de setembro, veja, a seguir, 13 fatos relacionados à arquitetura que talvez você nunca tenha ouvido falar.

1. A arquitetura já foi um esporte olímpico

O Estádio Olímpico projetado por Jan Wils para os Jogos de 1928 ganhou a medalha olímpica de arquitetura. Imagem via Wikimedia domínio público

Durante as primeiras quatro décadas dos Jogos Olímpicos modernos, 151 medalhas foram premiadas por música, pintura, escultura, literatura e arquitetura. O barão Pierre de Coubertin, que reviveu os jogos modernos e fundou o Comitê Olímpico Internacional, considerava a arte uma parte essencial da competição. A única condicionante: cada proposta tinha de ter relação com o esporte.

2. O filho de Frank Lloyd Wright inventou o Lincoln Logs

Nem todos os designs icônicos de Lloyd Wright podem ser atribuídos a Frank. O Lincoln Logs foi criado por John Lloyd Wright, filho do lendário profissional. Um arquiteto por direito próprio, John inspirou-se nos feixes interligados da fundação do Hotel Imperial do pai Lloyd Wright em Tóquio.

3. O padrão Girih, usado por arquitetos islâmicos por centenas de anos, é matematicamente semelhante ao mosaico de Penrose, descoberto na década de 1970

Padrão de Girih no teto do túmulo de Hafez em Shiraz, Irã. Imagem © Wikimedia user Pentocelo licensed under CC BY 3.0

O mosaico de Penrose recebeu o nome do matemático e físico Sir Roger Penrose, que utilizou com um conjunto de cinco padrões de forma diferente na década de 1970 para criar propriedades geométricas especiais. Arquitetos islâmicos criaram padrões Girih há mais de cinco séculos, mas não foi até 2007 que os físicos Peter J. Lu e Paul J. Steinhardt demonstraram que existe muita compatibilidade com as propriedades matemáticas do mosaico de Penrose.

4. LEGO foi utilizado para fazer tijolos especiais para arquitetos

Quando Godtfred Kirk Christiansen, filho do fundador da LEGO, tentou fazer um modelo LEGO da casa que ele estava construindo, na escala não ficou visível porque os tijolos Lego têm uma proporção de largura e altura de 5: 6. Isso levou à criação do Modulex, um tijolo muito menor baseado em cubos perfeitos, em 1963. Infelizmente, os tijolos foram extintos na década de 1970.

5. Maya Lin é a sobrinha de uma das arquitetas mais famosas da história chinesa moderna

Lin Huiyin. Imagem via Wikimedia domínio público

Lin Huiyin ié considerada a primeira arquiteta na China moderna. Ao lado de seu marido, Liang Sicheng, ela ajudou a criar o departamento de arquitetura na Universidade do Nordeste em Shenyang. Maya Lin, que projetou o Memorial dos Veteranos do Vietnã em Washington DC, é a sobrinha de Huiyin.

6. O Cooper Union Foundation Building em Nova York incluiu um eixo vertical para elevador, mesmo quando elevadores modernos não tinham sido inventados ainda

Elisha Otis primeiro demonstrou seu elevador de segurança em 1852 em Londres e instalou o primeiro elevador de passageiros bem-sucedido no E V Haughwout Building de 5 pavimentos em 1857. No entanto, nenhum desses empreendimentos incluía um eixo moderno; eles foram deixados em aberto em caso de falha. Colocando sua fé na tecnologia do elevador, em 1859, Peter Cooper tinha um eixo cilíndrico incluído no Cooper Union Foundation Building, com um elevador feito sob medida mais tarde, adicionado pela Otis.

7. Um carteiro francês passou 33 anos construindo o "Palácio ideal" com pedras que ele coletou durante seu dia-a-dia

© Wikimedia user Otourly licensed under CC BY-SA 3.0. Imagem © Wikimedia user Otourly licença CC BY-SA 3.0

O carteiro francês Ferdinand Cheval passou 33 anos coletando pedras ao entregar as correspondências - e não apenas as pedras, tinha em mente um tipo especial de arenito endurecido moldado pelo tempo e pela água em formas maravilhosas. Com essas pedras, ele construiu o fantástico Le Palais Idéal, em Hauterives. O edifício é considerado um excelente exemplo de arte naïve e em 1969 foi designado como marco cultural.

8. "The Sims" foi originalmente projetado como um simulador de arquitetura

O Sims, que estreou em 2000, é um dos videogames mais populares. Mas antes de se tornar um simulador de relações pessoais, o conceito original apresentava o jogo funcionando mais como o SimCity: os jogadores desenhariam uma casa e os personagens autônomos testariam o sucesso do projeto.

9. O Empire State Building gera mais receita das suas plataformas de observação do que dos seus 85 andares de escritórios

O Empire State Building. Imagem © Flickr user jiuguangw licensed under CC BY-SA 2.0

O Empire State Building pode ser o edifício comercial mais famoso do mundo, mas é a vista do arranha-céu de 102 andares que é a verdadeira fonte de renda. Em 2013, o proprietário do edifício Empire State Realty Trust tornou-se uma empresa de capital aberto, o que significa que seus relatórios de ganhos trimestrais e anuais são uma questão de registro público. Em 2014, enquanto as duas plataformas de observação do edifício geraram US $ 111 milhões (40% da receita total), os aluguéis no espaço de escritórios compensaram apenas US $ 104 milhões (37% da receita total).

10. Um dos líderes do ataque do World Trade Center do 11/09 foi um arquiteto

Mohammed Atta, que colidiu o primeiro avião na Torre do Norte do World Trade Center tinha diplomas em arquitetura e planejamento urbano. Ele trabalhou com a construção em alto gabarito no Cairo e em outras cidades do Oriente Médio, uma conexão vergonhosa com o Ocidente que destruiria seu caráter.

11. A cidade de Cincinnati, Ohio, tem um sistema de metrô abandonado que nunca foi usado

Race Street Station, parte da rede abandonada do metrô de Cincinnati. Imagem © Wikimedia user Jonathan Warren licensed under CC BY-SA 3.0

Oculto sob as ruas de Cincinnati está o maior emaranhado abandonado de túneis e estações nos Estados Unidos. Proposto na década de 1910 como uma atualização do sistema de bonde da cidade, o projeto foi interrompido pela Primeira Guerra Mundial e mais tarde abandonado por causa da inflação e das lutas políticas.

12. O Supervisor da Junta de Ouija perdeu sua vida despencando do telhado de uma fábrica que o conselho sugeriu que ele construísse

Enquanto muitos projetos para placas de estilo Ouija surgiram no século XIX, o design mais popular e o nome foram patenteados pela Kennard Novelty Company. O supervisor da empresa, William Fuld, fez sua fortuna vendendo as placas e abriu várias novas fábricas; Em 1927, uma dessas fábricas, que Fuld reclamou que o conselho lhe disse para construir, foi o cenário da morte do magnata quando caiu do seu telhado.

13. Mais tempo se passou entre o início e o fim da construção na Grande Muralha da China do que entre o início do cristianismo e hoje

© Flickr user travelourplanet licensed under CC BY 2.0. Imagem © Flickr user travelourplanet licença CC BY 2.0

A ideia de um único muro unificado para proteger a China dos invasores começou quando Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China (221-206 aC), conectou várias fortificações construídas entre os séculos VIII e III. A construção continuou até 1878, o que significa que, incluindo as fortificações originais, a muralha esteve em construção por mais de 2.600 anos.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "13 Fatos estranhos e surpreendentes do mundo da arquitetura" [13 Weird, Surprising Architecture Facts You've Probably Never Heard] 21 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879954/13-fatos-estranhos-e-surpreendentes-do-mundo-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.