Residência - Ateliê para uma Artista / Planmaestro

Residência - Ateliê para uma Artista / Planmaestro  - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Planmaestro; Planmaestro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mathias Jacob
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atika, CHC, CLC Maderas, Metalcon, Sikkens HLSe, Ventanas Chile
  • Cálculo Estrutural: Ruiz Saavedra Ingenieros
  • Construção: Julio Hernández
  • Arquitetos Responsáveis: Mathias Jacob, Andrea Jacob, Alejandro Galarce
  • Cidade: Peñalolén
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Mathias Jacob

Descrição enviada pela equipe de projeto. Foi requerida uma construção que acolhesse um espaço de ateliê para uma artista. Contava-se com um terreno de 1.500 m2 localizado em Peñalolén, em um setor de pouca densidade de construções e com muitos terrenos ainda sem urbanizar. 

© Mathias Jacob

Essa condição do lugar deixa qualquer construção muito exposta ao entorno, por isso a cliente requereu que a residência fosse limitada em relação à transparência e à exposição dos espaços interiores. Além disso, se necessitaria que futuramente a construção passasse a ter um uso exclusivamente habitacional, para qual os espaços deveriam ser flexíveis no uso e fosse possível uma ampliação.

© Mathias Jacob

Abordou-se a relação dos espaços interiores com o entorno limitando, dirigindo as vistas para o exterior. Para tanto, no perímetro, se dispuseram volumes cheios de piso a teto, deixando certos vãos entre eles. Criou-se, assim, um jogo de cheios e vazios entre as duas placas horizontais. Os volumes cheios contem espaços para móveis e armários.

Planta - Térreo
© Mathias Jacob
Cortes
© Mathias Jacob

Os vazios abrem certas vistas ao exterior com janelas recuadas desde o plano da fachada formando assim beirais ou espaços de terraço. Esse confinamento entre dois planos horizontais foi interrompido somente no espaço central, definido por um pé-direito alto. Aqui, a diferença de alturas possibilita iluminação natural ao deixar uma janela em fita entre ambos níveis. 

© Mathias Jacob

O programa é distribuído em três setores. Ao leste estão dispostos dois dormitórios e dois banheiros. No centro, um setor social com um único espaço para estar, jantar, cozinha e acesso que abre-se a um terraço coberto voltado para o norte. A oeste, o ateliê de trabalho abre-se a um espaço central e terraço e, além disso, conecta-se com um pátio de serviço coberto e lavanderia, onde se realizam os trabalhos sujos do ateliê.

Detalhes

A futura mudança a um uso exclusivamente habitacional contempla as seguintes operações: o espaço de ateliê passará a ser a sala de jantar e ficará espacialmente conectado a uma cozinha de maior tamanho que ocupará o atual espaço coberto do pátio de serviço e lavanderia. O espaço de estar, jantar e cozinha passarão a ser utilizados como um estar de maior tamanho. Por último, serão agregados dois dormitórios e um banheiro ao leste dos atuais. 

© Mathias Jacob

O sistema construtivo é de concreto armado, estrutura metálica para muros e coberturas e divisórias de aço galvanizado. No perímetro será utilizada uma fachada ventilada com revestimento de madeira vertical. Essa materialidade unitária para todas as paredes exteriores reforça a percepção de volumes cheios e massivos interrompidos por vãos transparentes. A fachada ventilada ajuda também no controle térmico dos espaços interiores. 

© Mathias Jacob

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência - Ateliê para uma Artista / Planmaestro " [House-Workshop for an Artist / Planmaestro ] 23 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879899/residencia-atelie-para-uma-artista-planmaestro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.