Estudantes do ArqLab-Senac criam baralho de arquitetura brasileira

A bagagem e o repertório arquitetônicos são ferramentas fundamentais para qualquer arquiteto. Parte da qualidade arquitetônica de suas propostas está vinculada diretamente ao tamanho do seu repertório transformado em uma “coleção de obras”.

Essa coleção está em constante transformação e ampliação. Todo espaço visitado, vivenciado, experimentado é incorporado na coleção. Esse processo é diário, está no cotidiano do arquiteto.

Estudantes do ArqLab-Senac criam baralho de arquitetura brasileira - Mais Imagens+ 11

Entendendo essa dinâmica, um grupo de estudantes se reuniu no ARQLAB-SENAC, sob a coordenação de um professor, para explorar a possibilidade de amplificar a manipulação e acesso a obras importantes da arquitetura brasileira: transformar essas arquiteturas em cartas de um jogo de baralho.

Cortesia de ArqLab-Senac

Foram dezenas de reuniões; centenas de obras listadas e estudadas; milhares de argumentos apresentados para a seleção das 38 obras que, finalmente, se converteram em ilustrações das cartas do baralho.

Cortesia de ArqLab-Senac

As obras foram agrupadas nos 4 naipes de acordo com sua relação com os “poderes” envolvidos: Ouros se transforma em “Poder Econômico”; Espadas se transforma em “Poder Estatal”; Copas se torna o “Poder Cultural”; e Paus em “Poder Gregário”.

Cortesia de ArqLab-Senac

As obras foram distribuídas cronologicamente em cada naipe, da mais antiga à mais recente. Como ilustração para figurar na “trinca real” foram escolhidos três arquitetos que se envolveram com cada um dos “poderes”, entendendo que o “Valete” é o arquiteto mais audacioso, a “Dama” é o arquiteto mais estratégico e o “Rei” o mais respeitado.

O baralho de arquitetura brasileira é tão versátil quanto um baralho comum e pode ser usado para diferentes jogos ou para o mais arquitetônico de seus usos: construir um castelo de cartas.

Cortesia de ArqLab-Senac

FICHA TÉCNICA

  • ARQLAB - Laboratório de Arquitetura - Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - Centro Universitário Senac
  • Ilustrações das cartas: Aline Lie Kazihara, Amanda Miyazaki, Bárbara Bravo, Carolina Markowski, Filipe Fiaschi, Gabriela Bitencourt, Henrique Reis, Hugo Martins, Johnlívio Medeiros, Juliana Ketendjian, Letícia Pestana, Liliane Teixeira, Lucas Paganini, Natalice Nunes, Priscila Soares, Rafael Zaia, Ricardo Silva, Valéria Fialho e Vanessa Araújo. 
  • Vetorização e produção: Bárbara Bravo, Henrique Reis e Ricardo Silva
  • Coordenação do projeto: Prof. Dr. Ricardo Luis Silva (ARQLAB - Senac)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Estudantes do ArqLab-Senac criam baralho de arquitetura brasileira" 19 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879872/estudantes-do-arqlab-senac-criam-baralho-de-arquitetura-brasileira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.