Edifício residencial de uso misto em Guwol / Seoga Architecture

Edifício residencial de uso misto em Guwol / Seoga Architecture - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Seoga Architecture; Seoga Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  558
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roh Kyung
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ENG1, JIHO, Namsun
  • Engenharia Estrutural: THEKUJO (Byungsoon Park)
  • Engenharia Mecânica: Chunglim Technical Construction
  • Engenharia Elétrica: Kuk-dong Munwha Engineering
  • Construção: Nurim Construction Engineering
  • Arquitetos Responsáveis: Park Haesun, Oh Seunghyun
  • Equipe De Projeto: Kim Yoobin
  • Cidade: Guwol-dong
Mais informaçõesMenos informações
© Roh Kyung

O terreno

O distrito de Guwol é uma área de desenvolvimento habitacional limitado de modo a criar uma área residencial de baixa densidade. Localizado em uma esquina, o terreno possui acessos livres a partir das estradas principais. Desta maneira, o terreno adquire um alto valor comercial, no entanto, foi necessário encontrar uma estratégia inteligente para proporcionar um ambiente acolhedor afastado destas vias tão movimentadas.

© Roh Kyung
Implantação
© Roh Kyung

Cinco famílias

Como Guwol é um bairro repleto de famílias jovens, projetamos o tamanho de cada unidade levando isto em conta. O principal desafio foi distribuir a área total em cinco unidades autônomas. O edifício foi feito para abrigar estas cinco famílias; um loft, dois apartamentos de três quartos e outros dois com ático na cobertura.

© Roh Kyung

Cada unidade difere entre si de acordo com a sua relação individual com a rua e com seu acesso. O segundo andar dificilmente teria privacidade, então projetamos unidades com varandas para proporcionar mais segurança. Com uma paginação vazada de tijolos na fachada, foi criado um filtro de luz, iluminando os espaços internos mas bloqueando as vistas indesejadas para o exterior, como uma espécie de cortina construída.

Corte

No loft, nos certificamos de que as janelas estivessem altas o suficiente para garantir a privacidade. Por outro lado, o 3º andar possui grandes aberturas já que neste ponto o afastamento da rua permite uma relativa privacidade. O último pavimento possui um ático na cobertura, que serve para compensar os pequenos espaços de convívio devido às regras mínimas específicas de iluminação.

© Roh Kyung

Janelas profundas

O conjunto é cercado por edifícios de variadas formas e materiais. Em contraponto à eles, o acabamento da fachada foi feito de forma homogênea e com tijolos rústicos de cimento, com uma variação sutil de detalhes de acordo com a proporção e a iluminação desejada para cada espaço.

© Roh Kyung

O arranjo aparentemente banal das aberturas somado a variação de profundidade das janelas, conferem uma atmosfera exterior bem distinta da interior. Aquelas janelas mais profundas e horizontalmente estreitas, proporcionam uma variação de sombras ao longo do ano. E durante a noite, estes planos de luz criam uma outra fachada que se revela de forma espetacular.  

© Roh Kyung

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guwol-dong, Namdong-gu, Incheon, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício residencial de uso misto em Guwol / Seoga Architecture" [Guwol Multi-Family House & Commercial Stores / Seoga Architecture] 01 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879818/edificio-residencial-de-uso-misto-em-guwol-seoga-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.