Residência de Tijolos no Jardim dos Tijolos / Jan Proksa

Residência de Tijolos no Jardim dos Tijolos / Jan Proksa - Mais Imagens+ 15

Prušánky, República Checa
  • Arquitetos: Jan Proksa; Jan Proksa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:BoysPlayNice
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Nieuw rood bont gesinteld, Vola, Zumtobel
© BoysPlayNice

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os povos tradicionais da região de Moravia Meridional na República Checa se caracterizam por seu distintivo planejamento urbano. As ruas estão alinhadas com as filas em forma de "L" das casas, vizinhas umas das outras em estreitos terrenos retangulares, cada uma com seu próprio largo e estreito pátio posterior. Um lar unifamiliar multigeracional consta de três partes: a residência da rua habitada pelos pais e seus filhos, um lar para os avós que margeia um pátio e um terreno restante na parte posterior da propriedade que tradicionalmente era utilizado para a agricultura de pequena escala. Em geral, as casas frontais são mais amplas e contam com técnicas de construção mais elaboradas. A fachada, por exemplo, a apresentação pública da casa ao bairro, é revestida e colorida com tons naturais e leves. As edificações posteriores, entretanto, permanecem tipicamente sem revestimento já que tal resposta era um gasto desnecessário. O uso de uma arquitetura de tijolo à vista para as edificações posteriores era uma solução simples, duradoura e rentável, que irradiaria familiaridade e calidez. 

© BoysPlayNice

Decidi respeitar essa tradição nas minhas plantas, usando os tijolos para a construção na parte posterior da propriedade. O edifício é comprido e estreito, conforme a forma histórica do lote. Entretanto, em termos de planejamento estrutural, me afastei da tradição: enquanto uma casa típica seria uma estrutura alongada em forma de 'L' decidi separar a atual frente da residência da nova adição. Ambas casas conservam assim sua identidade individual. 

Planta

A cobertura plana enfatiza a simples elegância da nova estrutura. Evoca e celebra a perpendicularidade da propriedade, como se a fachada fosse uma cerca adicional da linha do terreno. A fachada de tijolo à vista, que se derrama sobre um pátio também de tijolo, define o limite do jardim posterior. A planta, de um só pavimento, é muito simples e funcional. O ambiente principal conta com uma cozinha aberta e uma mesa grande, adjacente a uma janela de correr sem moldura com vistas ao jardim. Além disso, há um dormitório com um estreito banheiro. 

© BoysPlayNice

Com essa construção, meu objetivo era criar um espaço modesto, mas totalmente funcional que refletisse e respeitasse seus arredores. 

© BoysPlayNice

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência de Tijolos no Jardim dos Tijolos / Jan Proksa" [Brick House in Brick Garden / Jan Proksa] 21 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879800/residencia-de-tijolos-no-jardim-dos-tijolos-jan-proksa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.