Coldefy Associés e ECADI vencem concurso para novo Centro Cultural Bao'an em Shenzhen

Coldefy & Associés Arquitetos Urbanistes, em colaboração com o ECADI (Instituto de Pesquisa e Design Arquitetônico da China Oriental), receberam o 1º prêmio no concurso internacional para o projeto do novo Centro de Cultura e Artes de Bao'an em Shenzhen, China, superando outras 69 entradas.

Coldefy Associés e ECADI vencem concurso para novo Centro Cultural Bao'an em Shenzhen - Mais Imagens+ 13

© VIZE

A proposta vencedora, intitulada "Tocha viva", visa conectar o edifício de volta à cidade através de uma forma dividida e um pátio vertical interativo que convidará os visitantes a participarem de um diálogo entre as criações artísticas de vanguarda e um público altamente envolvido.

Localizado no distrito de Bao'an, o centro cultural oferecerá mais de 80.000 metros quadrados divididos entre três principais peças do programa: um museu, uma galeria de arte e uma sala de exposições. O piso térreo "Átrio da Cidade" acolherá visitantes no prédio e fornecerá amenidades de comércio, além de se conectar ao metrô.

Cortesia de Coldefy & Associés and ECADI
Cortesia de Coldefy & Associés and ECADI
Cortesia de Coldefy & Associés and ECADI

Mais alto, o "Átrio do Céu" servirá como uma praça pública "flutuante", criando um espaço para programas culturais dentro de elementos verdes e paisagísticos. Os volumes de construção continuam a mudar à medida que a estrutura aumenta, abrindo novos pontos de vista para Shenzhen e a baía.

"Concebido como uma "tela viva" para ser compartilhado e experimentado por artistas e visitantes, o edifício é caracterizado por seus espaços generosos, onde as obras de arte escapam do recinto tradicional das salas de exibição", explicam os arquitetos. "Esta estrutura multifacetada é simultaneamente um objeto de arte e um cenário para a arte, promovendo um diálogo entre criações de vanguarda e um público envolvido. A ideia de abertura para a cidade e seus residentes é expressa através de uma grande divisão esculpida, que dá permeabilidade ao edifício e quebra com os códigos institucionais".

© VIZE
© VIZE

"A visão espacial da "tela viva" também se expressa através do desejo de conectar todas as áreas interiores com o exterior. Este ponto de vista garante um diálogo constante entre o edifício e seu meio ambiente, através de uma relação visual e tátil. No coração do prédio, as "telas" abrem-se, dando lugar a um grande salão em um nível mais alto, proporcionando uma nova visão de 360° sobre a cidade".

Cortesia de Coldefy & Associés and ECADI
© VIZE

O edifício será revestido de pedra translúcida, permitindo que as vistas da arte penetrem através da cidade à medida que a noite cai - permitindo que o prédio sirva tanto como um farol e um espelho refletindo a natureza dinâmica de Bao'an.

Notícia via Coldefy & Associés Architectes Urbanistes.

Cortesia de Coldefy & Associés and ECADI
© Xiaofan Wu
  • Arquitetos

  • Localização

    Shenzhen, Guangdong, China
  • Equipe Coldefy & Associates Architectes Urbanistes

    Thomas Coldefy, Zoltan Neville, Zhuo Wang, Bruno Grassi, Felipe Figueredo
  • Equipe ECADI

    Ming Yang, Xiang Li, Xiaofan Wu
  • Cliente

    Governo do Distrito de Bao’an
  • Área

    84700 m²
  • Fotografias

    VIZE, Xiaofan Wu, Courtesy of Coldefy & Associés and ECADI

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Coldefy Associés e ECADI vencem concurso para novo Centro Cultural Bao'an em Shenzhen" [Coldefy Associés and ECADI Win Competition for New Bao'an Cultural Center in Shenzhen] 16 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879742/coldefy-associes-e-ecadi-vencem-concurso-para-novo-centro-cultural-baoan-em-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.